Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

sexta-feira, abril 12, 2024
InícioNotíciasArtesMuseus digitais em Sorocaba contam com exposições do metaverso

Museus digitais em Sorocaba contam com exposições do metaverso

O colecionador Marcos Amaro, de Itu, comprou um espaço no metaverso, além de 70 obras tokenizadas, para criar uma exposição virtual

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) e o Museu Marcos Amaro (Fama), em Itu, aderiram ao metaverso com obras em NFT.

O colecionador Marcos Amaro, de Itu, comprou um espaço no metaverso, além de 70 obras tokenizadas, para criar uma exposição virtual.

O museu conta com uma obra exclusiva chamada “Mother Flowers”, mistura digital feita pelo computador de pinturas físicas usando a tinta nanquin, e fotografias tiradas dentro de um aquário. 

“O NFT é uma tecnologia que está surgindo, é uma evolução da internet, que garante uma certa exclusividade para arquivos digitais. Então, o NFT possibilita que um arquivo seja único nessa internet toda”, conta Allan Yzumizawa, curador da exposição.

imagem via G1

Outra obra que pode ser apreciada no museu virtual foi doada pela artista carioca Paula Klien, que possui NFTs em várias plataformas. A artista tem conexão com a cultura oriental e usa a água na maioria das obras.

Por enquanto, os NFTs estão apenas no acervo interno do Macs. Em breve, eles devem entrar em exposição.

A gente tem agora esse desafio de guardar esse patrimônio e disseminar para a população. E isso já mostra a característica do museu, de estar alinhado a assuntos contemporâneos”, comenta Yzumizawa.

(adaptado da matéria do G1)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS POPULARES