sábado, maio 18, 2024

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasEducaçãoNFT de textos sobre blockchain vai financiar educação digital em comunidades do...

NFT de textos sobre blockchain vai financiar educação digital em comunidades do Rio

ONG começou no Complexo do Chapadão e atua com educação, alfabetização e tecnologia voltada para web 3

Uma publicação de 1.696 páginas, que reúne textos de 94 especialistas em blockchain, tokenização e metaverso, terá uma versão em NFT (token não fungível) que além da versão digital do livro incluirá acesso a conteúdos e eventos da comunidade envolvida na obra.

Os recursos arrecadados com os NFTs serão revertidos, de forma integral, para a Educar+, ONG que atua com educação, alfabetização e tecnologia, especialmente na chamada web3, dentro de comunidades carentes. A ONG começou em 2017 na Favela do Final Feliz, no Complexo do Chapadão, no Rio de Janeiro.

Chamada “Criptoativos, Tokenização, Blockchain e Metaverso – Aspectos filosóficos, Tecnológicos, Jurídicos e Econômicos” (Thomson Reuters – Revista dos Tribunais), a obra tem 89 capítulos divididos em quatro aspectos temáticos: filosófico, sobre evolução tecnológica, dogma de consenso, ontologia, semiótica; tecnológico, sobre conceitos, funcionamento de criptoativos, algoritmos de consenso, contratos inteligentes, finanças descentralizadas; jurídico-regulatório e econômico, sobre natureza jurídica dos criptoativos e tokens, competência regulatória, marco legal do câmbio, jogos e moedas virtuais; e tributário e penal, sobre impostos, compliance fiscal, acordos de bitributação, evasão de divisas, entre outros.

Ao todo serão “mintados” cem NFTs, com diferentes características e preços a partir de R$ 475. Os 90 mais baratos reúnem os textos, podcasts dos autores, acesso anual à plataforma Cryptohouse of Commons (CHOC), comunidade criada para discutir criptoativos, tokenização, blockchain, Web3, DeFi, NFTs, metaverso, DAOs, e GameFi. Outros sete serão vendidos como raros a R$ 797, com cópia física autografada, e os três últimos vão a leilão com lance inicial neste valor, incluindo outras publicações da comunidade.

“Essa obra coletiva tenta consolidar grandes mentes pensantes do mundo cripto. Optamos por uma iniciativa 100% sem fins lucrativos, direcionando totalmente o produto da arrecadação da venda desses NFTs editoriais para a formação desses jovens, para que eles possam participar do mercado de trabalho, seja desenvolvendo aplicações web3 no mercado brasileiro ou mesmo no exterior”, disse Daniel de Paiva, um dos coordenadores do livro.

Via valor.globo.com

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS