terça-feira, março 26, 2024

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasMetaversoPaís que desaparecerá se prepara para existir apenas no Metaverso

País que desaparecerá se prepara para existir apenas no Metaverso

Tuvalu, Barbados e Seul lideram o caminho, estabelecendo presença no Metaverso para se preservarem

Há um longo tempo, Tuvalu, um Estado da Polinésia formado por um grupo de nove ilhas e atóis localizados no meio do oceano Pacífico, tem se destacado pelos seus riscos no que diz respeito aos perigos das mudanças climáticas.

Tuvalu é habitada por 12.000 pessoas e infelizmente, o local encontra-se em risco. Isso porque as mudanças climáticas estão elevando o nível do mar, podendo submergir toda a região até o final do século XXI.

Aliás, para se ter ideia, durante a maré alta, até 40% da capital de Tuvalu fica submersa. O risco é tanto que o ministro do exterior de Tuvalu, Simon Kofe, anunciou que o país pretende se tornar a primeira nação digitalizada no Metaverso.

 

Kofe, juntamente com o anúncio, clamou para que os líderes mundiais tomem medidas para salvar o meio ambiente. Tudo isso ocorreu durante a COP27, reunião mundial para tratar sobre mudanças climáticas. Inclusive, durante a reunião anterior, a COP26, o ministro chegou a ficar na água enquanto discursava, como símbolo de protesto.

Assim, durante o último evento, Kofe explicou que, em razão de o mundo não ter tido avanços desde a COP26, a região decidiu tomar a medida de criar uma versão virtual do país no Metaverso, por meio do projeto Future Now.

Metaverso como forma de preservação

Segundo o ministro, a ilha Te Afualiku provavelmente será um dos primeiros lugares a serem submersos. Kofe ainda demonstrou por meio de um vídeo como funcionaria a cópia digital do país no Metaverso.

“Nossa terra, nosso oceano, nossa cultura são os ativos mais preciosos do nosso povo. E para mantê-los seguros de danos, não importa o que aconteça no mundo físico, vamos movê-los para a nuvem”, disse ele. Kofe também alertou que outras nações podem não ter escolha senão entrar no Metaverso à medida que seus territórios desaparecem.

Tuvalu está prestes a se tornar o primeiro país a duplicar sua presença no Metaverso, com a cidade de Seul e a nação insular de Barbados logo atrás, que anunciaram no ano passado essa intenção. Ao marcarem sua presença no Metaverso, Seul visa oferecer serviços administrativos, e Barbados possui o objetivo de fornecer serviços consulares.

Via rotasdeviagem.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS