domingo, fevereiro 5, 2023

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

spot_img
InícioNotíciasArtesSarau negro no Metaverso: movimento adentra o mundo virtual com artistas pretos...

Sarau negro no Metaverso: movimento adentra o mundo virtual com artistas pretos de diversas áreas

O ‘Sarau Giramundo’, movimento que promove a arte de artistas pretos, anuncia a exibição na vitrine de cultura Brasileira do Metaverso

Por meio do projeto ‘Brasil com S’, um centro cultural virtual vai abrigar a exibição das duas partes da ação virtual. A primeira parte, que reúne artistas pretos e periféricos de diversas áreas, como poesia, música, dança, performance e artes plásticas em um programa de palco no Morro do Vidigal, foi lançada na última semana e pode ser conferida no Youtube. Já a segunda parte será lançada nesta sexta- feira (2), às 20h, e ficará disponível na plataforma gratuitamente.

Proporcionando emoções afro-diaspóricas virtualmente a partir de diversas tecnologias e plataformas, como Metaverso e também Youtube, o programa idealizado, roteirizado e apresentado pelos irmãos Blue Oliveira e Vitor Feitosa, o projeto mostra a potência dos artistas favelados. “O metaverso ainda é uma linguagem nova e para nós, enquanto fazedores da cultura, fazer esse movimento preto com essa potência, utilizando esse tipo de tecnologia para adentrar o nosso movimento é muito interessante”, destaca Blue.

Para acessar, tanto o Metaverso quanto o Youtube, basta entrar no link que será disponibilizado no Instagram @saraugiramundo. Para uma melhor experiência, é aconselhável assistir no computador.

“Ao longo dos anos, o ‘Sarau Giramundo’ tem dado espaço e lugar de fala a grandes nomes da nossa arte que juntos fazem o movimento permanecer vivo”, Vitor Feitosa ressalta. Com respeito à diversidade de gênero, etnia, religião, classe e idade, o movimento busca integrar novos artistas ao cenário, possuindo como fundamento a construção e a unificação de artistas pretos e pretas.  “Esses artistas propõem sua arte a partir de reflexões e vivências, provocando uma discussão sob um olhar agênero, cultural e ancestral”, explica Jamile dos Anjos, uma das produtoras do projeto.

Como forma de fomentar a arte, o lazer e a cultura por meio de diferentes performances, o evento apresenta conceitos e ideais com a intenção de expressar a cultura do povo preto e também protestar contra a marginalização desses indivíduos na sociedade.

Em um espaço no Vidigal, artistas que se expressam de diferentes formas se revezam no palco. O primeiro programa conta com apresentações de Hiltinho, que entrega uma apresentação de dança ao som de “Extra”, da Luedji Luna; Hilton Cobra com o monólogo teatral “Traga-me a cabeça de Lima Barreto”; o poeta Ozazuma; ML21, com um repertório musical que inclui “Mais que só uma noite” e “Saudade”; o setlist da DJ Bieta, que inclui um novo single em homenagem a Leci Brandão e por fim a apresentação musical do afro-rock rural de Lemúria Moderna.

Na segunda parte do “Sarau Giramundo”, que será disponibilizada dia 02 de dezembro, internautas poderão conferir apresentações de grandes nomes como Flávio BauraquiJair RodriguesIsmael Silva e Cartola. Além dele, apresentações de artistas como LuthulyClarissa MirandaHodariHugo GermanoLázaro CruzOsmar IgbodêValentine Dudu Neves.

Apesar de serem referências no cenário artistico conemporâneo negro, muitas vezes veem as suas artes invisibilizadas pela mídia. “Esse trabalho mostra a diversidade e potência de artistas e profissionais negros, que estão fazendo cultura e produzindo uma arte contemporânea e ao mesmo tempo ancestral”, destaca o produtor Alan Souza.

Abaixo, você assiste gratuitamente a primeira parte do Sarau Giramundo:

Via mundonegro.inf.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ LIDOS