terça-feira, maio 24, 2022

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

Conheça a artista

Zahy Guajajara

Zahy é Multi Artista, Multimídia e parte instrínseca da luta por existência e representatividade.

Cantora, Atriz, Artista Visual, Poetisa, Escritora, Fotógrafa e Videoperformer, participou com papel de destaque da série “Dois Irmãos” na TV Globo, protagonizou o longa metragem “Não Devore o Meu Coração”, dirigido por Felipe Bragança, contracenando com o Kauã Reymond, participou da Mostra “Dja Guata Porã” no Museu de Arte do Rio (MAR), com a vídeo performance “Aiku’è” e atuou com papel de destaque na peça “Macunaíma: Uma Odisseia Musical”, dirigida por Bia Lessa.

Fluente na língua guajajara e no português, Zahy Guajajara, da etnia de mesmo nome situada no Maranhão, ganhou destaque com trabalhos feitos para o cinema e TV. Ela trabalhava como agente de saúde no município maranhense de Barra do Corda ajudando mulheres grávidas que não falavam português nos exames e na hora do parto. Aos 19 anos, decidida a se mudar pro Rio de Janeiro, enfrentou oposição da família e da aldeia.

Zahy fez das artes seu ativismo. "É claro que também existe muito preconceito em relação à presença de indígenas na TV, no cinema, no teatro. Os indígenas já são artistas genuínos: são grandes artesãos, cantores e dançarinos natos. O que falta é oportunidade de mostrar o quão bom eles são. Estão surgindo índios cineastas, fotógrafos, cantores, que buscam formas de mostrar nossa cultura no meio artístico".

NFTs da Artista