quinta-feira, outubro 21, 2021

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

spot_img
Início Entenda Glossário

Glossário

Glossário
GLOSSÁRIO

CryptoArt
Arte vendida como NFT.

NFT
Non-fungible token, um token da blockchain atribuido à algo único, neste caso, uma obra de arte.

Token
Um registro criptografado em uma rede distribuída de computadores chamada de blockchain.

Blockchain
Banco de dados imutável e distribuído. No momento, o blockchain cobra apenas para escrever um Token nele, mas que no futuro há planos para cobrar para manter o dado nele.

Dapps
“Decentralized applications” são aplicações (Tokens) que rodam na blockchain, tem seu próprio smart contract, e pode ter também seu próprio banco de dados para armazenar suas informações específicas, e assim economizar escritas na Blockchain.

SmartContract
Contratos que padronizam transações. Como é o caso dos contratos ERC-721 que definem os padrões para as transações de NFT. Esses contratos são criados na blockchain da Ethereum.

Ethereum
É uma rede distribuída de computadores espalhados pelo mundo que possibilita a criação de contratos inteligentes e que utiliza a criptomoeda Ethereum (ETH) como sistema de pagamento.

ETH
É a sigla da moeda do Ethereum.

Ether/Gwei/Gás
É a moeda/valor pago aos mineradores do Ethereum. Valor do Gás agora.

WETH
É estabelecido pelo contrato ERC-20 e possibilita a transação de moedas criadas por Dapps na rede Ethereum. Este padrão garante a transação entre Dapps, ou seja, entre moedas diferentes. Como é o caso do $RARI (moeda do Rarible).

MINT
É o processo de gerar um token de NFT.

Gas Fee
É uma taxa que se paga aos mineradores. Esse valor pode variar bastante, e em algumas interfaces é possível escolher o valor que se deseja pagar. Valores pequenos significam que suas transações irão ficar mais tempo para ser processada.

Tezos
Uma blockchain que roda em PoS.

PoW, PoS, HashGraph
São algoritmos de consenso que atribuem validade às transações. O PoW (Proof of Work) é utilizado no Bitcoin e Ethereum, consome grande quantidade de energia. O PoS (Proof of Stack) e o HashGraph são alternativas que consomem menos energia.