Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

terça-feira, fevereiro 27, 2024
InícioNotíciasIACampanha contra a violência infantil usa inteligência artificial

Campanha contra a violência infantil usa inteligência artificial

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a agência de publicidade FCB Lisboa lançaram uma campanha de sensibilização sobre a violência contra crianças, chamada “Crianças Intocáveis”, utilizando inteligência artificial. É composta por cinco cartazes e dois filmes.

A premissa da campanha, em divulgação desde o final de setembro, é que nenhuma criança é intocável, exceto uma que não exista, uma criança meramente virtual. Ao recorrer à inteligência artificial, um assunto atual, e ao desafiar as fronteiras entre o real e o simulado, a FCB Lisboa desenvolveu os cartazes da campanha com as ferramentas de arte de inteligência artificial RAIN e MidJourney.

Os filmes, por sua vez, foram concebidos pela produtora audiovisual Trix e estão disponíveis no YouTube.
 

“Não deixa de ser irónico que tenhamos de apelar ao mundo virtual para cativar as pessoas para um problema tão real como este. A sociedade precisa de compreender que impedir abusos é uma tarefa de todos”, refere Edson Athayde, diretor-criativo da FCB Lisboa.

Segundo a APAV, em comunicado à imprensa, muitas das situações de violência contra crianças acontecem dentro de casa, quer seja a da vítima, quer seja a do agressor. Amiúde, o agressor faz parte do círculo de confiança da família da criança. “O que nos revela uma triste realidade: todas as crianças são potenciais vítimas de abuso”, aponta a associação no comunicado.
 
NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS POPULARES