sábado, junho 22, 2024

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasCiência e TecnologiaMetaverso, realidade aumentada e economia criativa na Câmara Legislativa do DF

Metaverso, realidade aumentada e economia criativa na Câmara Legislativa do DF

Nomes de peso e referências em metaverso estarão na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta terça-feira (6), a partir das 18h, durante o lançamento do Distrito Iluminante, ambiente virtual criado pelo Instituto Iluminante

A ONG nascida em Brasília reúne empresários da cidade especializados em tecnologia e inovação. O projeto desenvolvido pelo grupo servirá como laboratório para experiências e formação de profissionais que lidam com realidade aumentada. Para participar basta se inscrever no link baixo.

Após o lançamento do Distrito Iluminante, o plenário da CLDF será palco de duas palestras – uma sobre metaverso e outra sobre economia criativa (com integrantes da Câmara de Economia Criativa da Fecomércio-DF). Do lado de fora, os participantes poderão embarcar na realidade aumentada com o uso de óculos especiais e filmes selecionados pelo Festival Internacional de Curtas de Brasília.

Palestras no metaverso
O encontro na CLDF encerra o evento O DF do Futuro – Logístico, Digital, Criativo e Metaverso, que conta com apoio da Câmara de Economia Criativa da Fecomércio-DF e reúne especialistas em tecnologia com objetivo difundir inovação em todo o País. Ao longo dos dias 5 e 6 de dezembro, profissionais de diversas áreas abordam, dentro do Distrito Iluminante, casos de sucesso com a utilização de mídias imersivas para alavancar e influenciar negócios de grandes empresas. A expectativa de público é de 1,5 mil participantes.

“Conseguimos reunir líderes empresariais, do ecossistema de tecnologia e da economia criativa do DF para debater sobre as inúmeras oportunidades de geração de negócios e da transformação econômica e social do Distrito Federal, ainda muito dependente do serviço público. O empreendedorismo criativo e digital é capaz de gerar os empregos do futuro, consolidando a capital como um hub de destaque no cenário nacional e internacional”, afirma Gilberto Lima, presidente do Instituto Illuminante.

Participam do lançamento do Distrito Iluminante o presidente da ABIPTI, Paulo Foina, o presidente da FAP/DF, Marco Antônio Costa, o CEO da Major Tom Tecnologia, Thomas Strauss, além do presidente do Instituto Iluminante e o deputado distrital Rodrigo Delmasso, que integra Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT).

O DF do Futuro conta também com o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF, apoio da Câmara Legislativa do Distrito Federal, além da participação de instituições como Sebrae, Biotic, Iesb, Ceub e UCB.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

05/12 (Segunda-feira)

Metaverso – Distrito Illuminante

9h – LANÇAMENTO VIRTUAL DO DISTRITO ILLUMINANTE, com Gilberto Lima (Presidente do Instituto Illuminante) e Thomas Strauss (Major Tom Tecnologia)

10h – Bate papo 1: O QUE É METAVERSO: CONCEITO, SEGMENTOS E PERSPECTIVAS, com Prof. Gilmar Marques – FAP/DF.

11h – Bate-papo 2: METAVERSO: MODISMO OU REALIDADE?, debate com Edelvicio Souza (Professor na FDC e Especialista em Inovação na EMBRAPII) e Camila Garrote – XRBR. 06/12 – Terça-feira – Metaverso – Distrito Illuminante

14h – Bate-papo 3: MODELOS CORPORATIVOS E METAVERSO BRASÍLIA, com Erica Abe (Representante do Metaverso norte-americano Virbela).

15h – Bate-papo 4: POTENCIALIDADES DO METAVERSO E SEUS IMPACTOS, com Jomar Silva (Developer Relations Manager Latan – NVIDIA).

16h – Bate-papo 5: TECNOLOGIA E CRIATIVIDADE BRASILEIRA NO MUNDO, com Juliano Calil (Cofundador da Virtual Planet Tech).

17h – Bate-papo 6: DESAFIOS DE EMPREENDER NO METARVERSO BRASILEIRO, com Marcel Cohn (CEO e Fundador da Inovação Tech). 

06/12 (terça-feira)

Câmara Legislativa do Distrito Federal

18h – LANÇAMENTO PRESENCIAL DO DISTRITO ILLUMINANTE, com Rodrigo Delmasso (Vice-presidente da CLDF), Gilberto Lima (Presidente do Instituto Illuminante), Paulo Foina (Presidente da ABIPTI), Marco Antônio Costa (Presidente da FAP/DF) e Thomas Strauss – Major Tom Tecnologia.

18h30 – Palestra METAVERSO E PRIVACIDADE: SONHO OU PESADELO?, com Cezar Taurion (Sócio e Advisor Recrutaê).

19h30 – Painel ECONOMIA CRIATIVA NO DF, com Pedro Franco da Fecomércio DF, Ana Arruda da Sétima Cinema, Wagner Maia da Pixel Store e Prof. Neantro Saavedra – UnB, mediado por Gilberto Lima (Presidente do Instituto Illuminante).

20h – Apresentação de filmes em realidade virtual, como o filme brasiliense Água de Beber, e coquetel para os participantes. 

Serviço:
Faça sua inscrição presencial através do link ou participe conosco através do Metaverso – Distrito Illuminante!

www.illuminante.org.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS