sábado, fevereiro 4, 2023

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

spot_img
InícioNotíciasESGPlataforma de ativos verdes lança NFT em parceria com Ronaldinho Gaúcho

Plataforma de ativos verdes lança NFT em parceria com Ronaldinho Gaúcho

Greener lança NFT em parceria com Ronaldinho Gaúcho e o ex-jogador se torna embaixador da plataforma na Copa do Mundo

A plataforma de comercialização de ativos verdes Greener anunciou o lançamento de um NFT (non-fungible token, na sigla em inglês) para conscientização sobre o meio ambiente, em parceria com Ronaldinho Gaúcho, pentacampeão com o Brasil em 2002.

Segundo Gustavo Ene, presidente-executivo da Greener, a ideia principal é mostrar para o mundo a postura do Brasil em relação à preservação ambiental. No intuito de mostrar o comprometimento da empresa com o meio ambiente, os tokens vendidos irão compensar as emissões de carbono da viagem do craque ao Catar.

O ídolo da seleção brasileira também será o representante da plataforma na Copa do Catar. Ronaldinho entregará ao emir, Tamim bin Hamad Al Thani, um NFT da Greener representado em artefato decorativo amazônico, também com compensação de carbono.

Para o executivo da Greener, a iniciativa é um passo inicial para compreender a necessidade da preservação da floresta amazônica. “Ter o Ronaldinho nesta promoção da economia verde é uma oportunidade de integrarmos o esporte à sustentabilidade. Vamos mostrar ao mundo que além do país do futebol o Brasil pode ser o país da economia verde e que não buscamos apenas o hexa, queremos também preservar nosso meio ambiente”, comentou.

O token já pode ser adquirido por empresas que querem reforçar suas práticas sustentáveis por meio da plataforma Link e já roda na Polygon, que é utilizada pela rede Ethereum. 

A empresa estima que a GPT conservará 34 milhões de metros cúbicos de madeira em pé (floresta) e colocará 74,2 milhões de toneladas de ativo de carbono verde em circulação.  A compensação de carbono pode acontecer de diversas formas, seja pelo reflorestamento, pela substituição de práticas por outras mais sustentáveis ou pela venda de crédito de carbono. 

A Greener funciona como um intermediário entre os interessados em melhorar suas políticas ambientais e as pessoas com ativos verdes. De acordo com a empresa, somente serão selecionados projetos que apresentem governança e demonstrarem incentivos aos projetos e propriedades que forem ao encontro da preservação, manutenção e ampliação das florestas, além da promoção de energias limpas e redução de GEEs (Gases de Efeito Estufa).

NFT e biojóias

Ronaldinho foi presenteado com o primeiro NFT da parceria: uma arte digital da artista Flávia Braun, que também garante a compensação de carbono na Amazônia. O ex-jogador também recebeu um colar de design exclusivo da artesã amazonense Rita Prossi, que produz biojóias vindas da natureza, como sementes de tucumã e prata. “As peças são uma forma de informar sobre a importância da preservação da floresta amazônica, sua cultura e sua história dentro do mundo futebolístico”, diz a empresa em nota.

Via einvestidor.estadao.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

+ LIDOS