Na última segunda-feira (23), a Meta anunciou o desenvolvimento de uma plataforma baseada em inteligência artificial (IA) que promete ajudar a empresa a criar avatares mais realistas para o metaverso.
A plataforma chamada MyoSuite, criada pela equipe de IA da empresa, permite a criação de modelos musculoesqueléticos mais realistas. Com a ferramenta, é possível treinar modelos de IA com aprendizado de máquina para imitar movimentos complexos como girar uma caneta ou uma chave, por exemplo.
A MyoSuite também possibilita que pesquisadores simulem o que aconteceria após certas cirurgias, como a de uma transferência de tendões, por exemplo, já que é um procedimento que envolve mover o tecido que conecta os músculos aos ossos para ajudar a restaurar o movimento de uma parte do corpo, como uma mão ou um pé.
“Esta pesquisa pode acelerar o desenvolvimento de próteses, reabilitação física e técnicas de cirurgia. Também pode nos ajudar a desenvolver avatares mais realistas para o metaverso”, disse o CEO Mark Zuckerberg, em um comunicado sobre o MyoSuite.
Mark Zuckerberg just announced MyoSuite, a new AI platform we developed to build realistic musculoskeletal simulations to help accelerate development of prosthetics. It could also help us build avatars that move more realistically in the metaverse. https://t.co/Q4gVboQGSa pic.twitter.com/T27CAbXBg5
— Meta Newsroom (@MetaNewsroom) May 23, 2022
A Meta disse que pretende disponibilizar os modelos musculoesqueléticos feitos com o MyoSuite para pesquisadores e a empresa espera que eles também ajudem no processo de melhoria dos modelos para simular processos da vida real.
“Estamos lançando o MyoSuite e abrindo o código-fonte de um conjunto abrangente de benchmarks para a comunidade de aprendizado de máquina para permitir pesquisas contínuas nessa área“, disse a Meta em um comunicado.
(adaptado da matéria do Yahoo!)