A exchange de Bitcoin e provedora de carteiras cripto Blockchain.com anunciou, na última sexta-feira (10), que vai dar domínios de NFT gratuitamente aos seus milhões de usuários. A ferramenta permite que eles usem um nome simples, como “jeff.blockchain”, no lugar da longa sequência de caracteres aleatórios que compõem um endereço de carteira.
A distribuição está sendo realizada pela Unstoppable Domains, uma empresa que está fazendo pela Web3 o que os serviços de domínio como o GoDaddy fizeram pela internet que conhecemos hoje (Web2).
No início deste ano, a exchange anunciou que havia concluído uma integração que permitiria que seus clientes vinculassem endereços comprados através da Unstoppable Domains às suas carteiras Blockchain.com.
A Unstoppable Domains diz que já atribuiu mais de 2 milhões de domínios NFT, a maioria deles vinculados aos sufixos “.crypto“, “.wallet” e “.nft“.
A oferta da Blockchain.com envolve um novo sufixo “.blockchain”, que as empresas estão enquadrando como o primeiro nome de domínio de marca na Web3, embora seja provável que a maioria das pessoas veja o domínio como se referindo ao substantivo comum em vez da empresa sediada em Londres.
“Com a Unstoppable Domains, os usuários podem proteger domínios NFT que lhes dão total propriedade e controle de sua identidade digital“, disse a Unstoppable Domains em comunicado.
“Eles também fornecem um identificador Web3 de propriedade do usuário seguro e portátil, que eles podem usar para fazer login e transações em mais de 200 aplicativos, carteiras, exchanges, marketplaces, jogos e no metaverso“.
Os domínios são mintados na rede Polygon e inscritos em sua blockchain, e podem ser negociados e revendidos.
Em uma entrevista ao Decrypt, Sandy Carter, vice-presidente sênior da Unstoppable Domains, elogiou os domínios NFT não apenas como uma maneira mais simples de fornecer endereços para transações de criptografia, mas como uma nova ferramenta importante para estabelecer identidade na web.
Ele diz que os domínios são semelhantes a credenciais de login para sites como Facebook ou Google, mas que um único nome pode ser usado com segurança em uma ampla variedade de aplicativos.
Carter também afirmou que a Unstoppable Domains está trabalhando com outras empresas para oferecer domínios NFT com seus nomes. Se a prática pegar, pode levar a um futuro em que os consumidores interagem com grandes empresas por meio de domínios NFT como “.apple” ou “.starbucks“.
(via Decrypt)