sábado, fevereiro 22, 2025

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasNegóciosColômbia pretende evitar evasão fiscal com moeda digital nacional

Colômbia pretende evitar evasão fiscal com moeda digital nacional

Os planos tem como objetivo aumentar a transparência das transações financeiras

O chefe da Autoridade Nacional Tributária e Aduaneira da Colômbia, Luis Carlos Reyes, afirmou que o governo do presidente colombiano Gustavo Petro buscará criar uma moeda digital para impedir atividades financeiras ilícitas, como a evasão fiscal.

Os planos fazem parte das novas medidas de política monetária do país, com o objetivo de aumentar a transparência das transações financeiras.

Reyes também apontou que uma possível moeda digital seria um grande benefício para a experiência do usuário:

 “A criação de uma moeda digital facilitaria essas transações para o consumidor”.

O funcionário não especificou que tipo de moeda digital exatamente o governo colombiano pretende lançar, uma moeda digital do banco central (CBDC) ou uma moeda nacional lastreada em ativos, semelhante ao projeto de moeda digital Petro da Venezuela.

No início de 2022, o vice-governador técnico do banco central da Colômbia, Hernando Vargas, considerou as implicações de uma CBDC de varejo na Colômbia. O funcionário observou que o dinheiro é o instrumento preferido de pagamentos de baixo custo no país, apontando para possíveis ameaças de criptomoedas e stablecoins em determinadas circunstâncias.

“Uma linha de defesa contra o uso generalizado de criptomoedas e stablecoins é mais fraca na Colômbia do que em outras jurisdições, e a discussão sobre a adoção de uma CBDC de varejo se torna particularmente interessante.”

(via Cointelegraph)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS