Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

terça-feira, abril 23, 2024
InícioNotíciasGoverno e RegulamentaçãoPaíses usam NFTs para combater corrupção

Países usam NFTs para combater corrupção

NFTs têm o potencial de ser uma ferramenta poderosa para ajudar a reduzir a corrupção nos países e nas empresas

Enquanto o mundo continua a lidar com a corrupção desenfreada e os efeitos devastadores que ela pode ter sobre indivíduos, empresas e até mesmo países (só na UE, é estimado em € 2 trilhões), a necessidade de soluções tangíveis e eficazes para resolver este problema está crescendo. Felizmente, uma nova tecnologia promissora chamada tokens não fungíveis (NFTs) tem o potencial de ajudar a mitigar a corrupção em todo o mundo.

Os tokens não fungíveis (NFTs) são tokens digitais construídos na blockchain e são únicos e imutáveis, o que significa que não podem ser replicados ou alterados. Esse recurso exclusivo os torna uma ferramenta ideal de prevenção contra fraudes e corrupção, pois podem ser usados ​​para garantir que todas as transações sejam rastreadas e contabilizadas corretamente.

Para países e empresas, os NFTs podem ser usados ​​para ajudar a reduzir a corrupção aumentando a transparência. Por exemplo, os governos podem usar NFTs para rastrear transações entre cidadãos e empresas, garantindo que todos os pagamentos sejam contabilizados corretamente e não haja espaço para negócios escusos.

Da mesma forma, as empresas podem usar o NFT para rastrear cobranças de clientes e pagamentos a fornecedores e credores, garantindo que todos os pagamentos sejam registrados corretamente e que não haja espaço para corrupção.

Além de rastrear pagamentos, os NFTs também podem ser usados ​​para ajudar a garantir que os fundos do governo sejam gastos corretamente. Os governos podem usar NFTs para rastrear a distribuição de fundos, garantindo que o dinheiro seja usado para o propósito pretendido e que não haja vazamento para mãos inescrupulosas, fraude ou abuso. Isso é especialmente útil em países com altos níveis de corrupção, pois pode ajudar a garantir que o dinheiro público seja usado adequadamente.

Por fim, os NFTs também podem ser usados ​​para ajudar a verificar a autenticidade de documentos como contratos e acordos. Isso é especialmente útil em países onde os documentos em papel são facilmente falsificados, pois os tokens podem ajudar a garantir que todos os documentos sejam autênticos e não haja espaço para fraudes.

Uma aplicação prática e ideal para um empreendedor pode ser desenvolver uma aplicação de Contabilidade e Faturamento que garanta todas as transações registradas por meio de tokens, de forma que nenhum funcionário ou sócio possa desviar dinheiro para uso próprio e assim fraudar os parceiros. O mesmo pode ser aplicado às Contas Nacionais, impossibilitando que qualquer funcionário ou alto cargo manipule orçamentos em benefício próprio.

Casos reais de países que estão usando NFTs para evitar a corrupção

Já existem pelo menos dois países que eu conheço que começaram a implementar NFTs como meio de combater a corrupção do governo com grande sucesso: Colômbia e Geórgia. Outros, como Porto Rico ou Índia, estão muito interessados ​​em seguir seus passos.

O caso da Georgia

O caso da Geórgia vem do governo que está usando NFT para rastrear a produção e venda de energia, bem como para monitorar e facilitar os pagamentos. Isso ajuda a garantir que sejam feitas corretamente e com rastreabilidade. Prevê-se introduzir a tecnologia nos restantes contratos do Estado e assim evitar, de uma vez por todas, a fraude que este país tem sofrido desde a sua independência.

O caso colombiano

No caso da Colômbia, os NFTs estão sendo usados ​​para garantir a propriedade dos ativos. Isso garantirá que os verdadeiros proprietários recebam seus benefícios legais, além de proporcionar maior segurança. Além disso, ajudará a identificar qualquer caso de corrupção ou fraude relacionado com bens imóveis de qualquer bem móvel ou imóvel.

A Colômbia também foi pioneira na implementação de NFTs para garantir a qualidade dos serviços de saúde, o uso correto do orçamento e a atenção primária. Da mesma forma, todos os programas de ajuda aos mais necessitados passaram a ser controlados por fichas não fungíveis, garantindo que os fundos cheguem integralmente aos mais pobres. O sucesso tem sido retumbante e um exemplo para o mundo inteiro.

No geral, os NFTs têm o potencial de ser uma ferramenta poderosa para ajudar a reduzir a corrupção nos países e nas empresas. Ao fornecer uma maneira imutável e segura de rastrear pagamentos, garantir o uso adequado de fundos e verificar documentos, os NFTs podem facilitar muito o combate à corrupção em qualquer contexto. Como tal, os NFTs provavelmente continuarão a ser uma parte importante do esforço para erradicar a corrupção em todo o mundo.

A Espanha nunca lutou seriamente contra a corrupção

E na Espanha? Bem, não está lá e não é esperado. O Parlamento Europeu fez um relatório em 2017 no qual aconselhou os países membros a implementar gradualmente a blockchain como um meio eficaz para acabar com a fraude e a corrupção. A Espanha respondeu que “quando for obrigatório, veremos”.

A Europa quer apostar forte no blockchain e no NFT para combater a falsificação, a pirataria e a fraude, mas a Espanha não parece interessada.

Essa posição não me surpreendeu, do que ia viver essa classe política desastrosa que nos desgoverna? Quem gostaria de ser político se o impedem de receber uma fatia?

Não nos importa o que digam, a Espanha nunca lutou contra a verdadeira corrupção, então não tenho ilusões.

Via beincrypto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAIS POPULARES