A plataforma Agentes do Meio Ambiente realizou ontem, 12, em Austin, no Texas, feito inédito para o ecossistema de inovação brasileiro.
A solução que utiliza a tecnologia de redes sociais para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas recebeu o prêmio “Melhor Empresa Bootstrap”, concedido pelo SXSW para negócios promissores, que possuem criatividade e potencial de todas as categorias da competição sem terem recebido financiamento prévio.
Essa é a primeira vez em 15 anos que uma empresa brasileira recebe a premiação do South by Southwest, principal evento global de inovação.
8 categorias diferentes
Participaram da edição 2023 do SXSW Pitch 613 iniciativas de todo o mundo, 40 empresas de tecnologia foram selecionadas como finalistas, apenas duas do Brasil, para concorrer em oito categorias diferentes: Inteligência Artificial, Voz e Robótica; Dados Corporativos e Inteligentes; Entretenimento, Mídia & Conteúdo; Alimentos, Nutrição e Saúde; Futuro do Trabalho; Tecnologias Inovadoras do Mundo; Metaverso & Web3; e Cidades Inteligentes, Transporte e Sustentabilidade.
Cada um dos vencedores do Pitch recebeu um prêmio em dinheiro e o acesso para a conferência SXSW do próximo ano, além da exposição aos participantes do SXSW e potenciais investidores que procuram o que há de mais eficiente em tecnologia de ponta e inovação.
Marcelo Crivano, idealizador da Plataforma AMA afirma que, “É um reconhecimento importante porque, em meio a tantas tecnologias de inteligência artificial e robôs, somos uma empresa que trabalha nas periferias do Brasil com foco total no ser humano”.
“Em nosso 15º ano, o SXSW Pitch continua a representar as principais inovações tecnológicas de todo o mundo e mostrar como essas startups estão mudando o futuro de suas indústrias”, disse o produtor do evento SXSW Pitch, Chris Valentine.
Em sua apresentação, o CEO da Smart Citizen e Idealizador da Plataforma AMA – Agentes do Meio Ambiente, Marcelo Crivano mostrou como funciona a solução que usa a tecnologia de redes sociais e a gamificação para criar influenciadores locais em microrregiões urbanas, conectando e remunerando vizinhos para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas, compostagem, entre outras ações ambientais.
A iniciativa inédita também venceu o desafio Climate Smart Cities Challenge 2022 promovido pela ONU-Habitat e está revolucionando o serviço de limpeza urbana no Brasil, além de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“O que torna nossa tecnologia relevante é o real engajamento das pessoas no cuidado com o meio ambiente. Nosso objetivo é gerar inúmeros benefícios sociais às comunidades envolvidas. Para isso, é importante entender a complexidade de cada cidade e trabalhar em conjunto com a população”, afirma Crivano.