sábado, fevereiro 22, 2025

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasEmpresa de SC lança consultório médico no metaverso

Empresa de SC lança consultório médico no metaverso

Ênfase é na medicina preventiva para pacientes que gostam de tecnologia

Com atuação mais voltada à medicina preventiva, a empresa catarinense de saúde AsQ lançou consultório médico no metaverso. O ambiente virtual simula um consultório real, mas tanto paciente quanto médico participam com imagens de avatares. É possível realizar consultas a distância e compartilhar receitas médicas e exames, que ficam arquivados para o histórico do paciente.

Por enquanto, a experiencia é realizada na própria AsQ, que tem sede em Florianópolis e atuação no Brasil. O cofundador e CEO da empresa, André Machado Júnior, afirma que esse é o primeiro projeto do mundo de consultório no metaverso. Segundo ele, a empresa fez pesquisas e não identificou serviço assim no Brasil e exterior.

Essa é mais uma alternativa de telemedicina usando tecnologias, destaca o empresário que antes de empreender no setor trabalhou em planos de saúde. Ele alerta que se o paciente tiver algum problema de saúde que necessita ser examinado por médico, deverá procurar um consultório ou clínica pessoalmente.

O sistema para o funcionamento da clínica no metaverso foi desenvolvido em Florianópolis, em parceria com a empresa Metaverso Startup, também da capital catarinense. O CEO da startup, Guilherme da Rosa Paranhos, informa que o ambiente virtual para atendimento pode ser projetado de acordo com as necessidades  de cada empresa.

Para acessar o serviço, o paciente faz um agendamento da consulta por um telefone 0800 ou de outra forma. Recebe um link para ingressar no consultório no horário, abre o vídeo de acesso ao médico e a consulta acontece de forma privada, usando um óculos especial ou não. O acesso pode ser por e-mail, SMS ou Whatsapp.

 

O sistema permite compartilhar imagens de exames e, se necessário, o médico envia receita virtual. De posse dessa receita, o paciente pode adquirir virtualmente medicamentos em farmácia e iniciar o tratamento sem sair de casa.

Fundada há três anos, a AsQ conta com 300 colaboradores e tem entre seus clientes a BRF, cooperativa de crédito Sicred e planos de saúde. De acordo com André Machado, a ênfase em medicina preventiva é para melhorar a qualidade de vida das pessoas e também reduzir custos de saúde, que estão altíssimos e tem afetado as empresas que oferecem seguro saúde.

Para justificar a importância da tecnologia na medicina para reduzir custos, o CEO da AsQ lembra que segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil desperdiça R$ 40 bilhões por ano com gastos em saúde. E estatísticas apontam que mais de 90% dos problemas de saúde poderiam ser resolvidos numa consulta médica.

A apresentação do consultório no metaverso foi realizada na noite desta terça-feira (11) no Acate Experience, ambiente aberto ao público na Acate Primavera, em Florianópolis. Participaram empresários da vertical de saúde da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o presidente da Associação Catarinense de Medicina, Ademar José de Oliveira Paes, e outras lideranças.

Via nsctotal.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS