sexta-feira, dezembro 20, 2024

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A Coleta Geek e UPVendas vencem 1ª edição do Tokenize sua Ideia

Os dois projetos foram selecionados pela banca avaliadora e ganharão um workshop sobre planejamento de tokenização - com os maiores profissionais do universo blockchain - e mais uma NFT exclusiva

O MB (Mercado Bitcoin) anunciou nesta quarta, 01 de março, A Coleta Geek e UPVendas como os dois projetos vencedores da primeira edição do Tokenize sua ideia, programa de seleção voltado a empresas, startups e projetos de pessoas físicas que procuram inovar na nova economia digital. Como prêmio, ganharão um um workshop de 12 horas sobre tokenização – com os maiores profissionais do universo blockchain – e mais uma NFT exclusiva. A iniciativa, que contou com 52 projetos inscritos, é fruto de uma parceria com a Blockchain Academy, vertente de educação do Grupo 2TM, ao lado da One Percent, Cambiatus e Cryptum.

 “Os oito projetos apresentados no pitch foram muito bons, o que dificultou a nossa decisão. Chegamos a dois que tinham maturidade e interesses distintos. Com A Coleta Geek tratamos da coleta de lixo eletrônico, aliado ao aspecto de educação e gameficação. Já a UPVendas vemos um projeto super maduro, que envolve mulheres, e que pode ganhar bastante com a tokenização de dívidas, recebíveis, créditos”, destacou Reinaldo Rabelo, CEO do MB, e um dos jurados do Tokenize sua ideia.

os participantes do pitch (foram oito, mas dois entraram online) com os jurados que estavam no MB

A Coleta Geek é um projeto da Agenda Geek, a primeira ONG (Organização Não-Governamental) que une games, meio ambiente e educação, fundada por Fabiano Holtsmann, que fez a apresentação aos jurados. A proposta é criar uma dinâmica de competição para o descarte de resíduos eletroeletrônicos nas escolas de ensino básico do país, além de instituir uma liga interescolar de esportes eletrônicos.

“Além de ser a porta de entrada para utilização de ativos digitais e o universo web3 para muitos jovens, nosso objetivo é promover educação climática, resolver o problema do lixo eletrônico no país – hoje no Brasil se produz anualmente pouco mais de duas toneladas e apenas cerca de 3% é descartado corretamente – e despontar talentos dentro de e-sports, uma modalidade até então elitista. A tokenização entra para ser um algo a mais ao projeto, trazendo força, como um token de impacto”, destacou Holtsmann.

O segundo projeto selecionado foi UPVendas, uma plataforma de pagamentos para cadeia de venda direta, voltada para consultoras que fazem a venda porta a porta. O objetivo do projeto é promover educação financeira da consultora, ensinando o que é um fluxo de pagamento, recebimento, como pagar menos taxa.

“Para começar ela precisa fazer a primeira compra. Todos sabemos que o primeiro crédito é muito caro, com taxas de até 20%. A nossa ideia é tokenizar a primeira compra, por meio dos títulos parcelados, para que ela consiga empreender. Ao final do processo, todo o dinheiro quitado será reinvestido numa nova consultora que quer empreender. Assim, ela acabará virando também uma investidora de tokens”, explicou Francisco Lúcio de Rodrigues Silva, CEO da empresa.

Impressão dos jurados

Robson Harada, CMO do MB, reforçou que foi uma escolha bastante difícil pelo excelente nível dos projetos apresentados e que a seleção dos dois premiados não exclui os outros seis que participaram do pitch. “Eu sou obcecado por casos de uso Web3. O que fizemos hoje é mostrar para o mundo que essa tecnologia vai mudar para sempre a vida das pessoas e da sociedade”, reforçou Harada.

Para André Salem, fundador da Blockforce e co-fundador da Cryptum,  e que fez parte da banca de jurados, o Tokenize sua Ideia demonstrou ser uma analogia perfeita de como é trabalhar com a blockchain. “Vimos utility token, token de pagamento, de governança, equity, em alguns projetos de diferentes nichos. É fantástico ver essa pluralidade, e o quanto a tecnologia é aplicável em um filtro aberto, em quase todo lugar e de diferentes maneiras”, reforçou.

A banca julgadora também foi composta por Fausto Vanin, co-fundador da One Porcent; Juliana Ribeiro, da Cambiatus; Érika Fernandes, head de Produtos Educacionais da Blockchain Academy; Fulvio Xavier, gerente de projetos especiais do MB, onde coordena o LIFT Challenge Real Digital, tokenização e stablecoins; Lara Del Soto, atua no desenvolvimento de produtos de inovação e Web3 no MB.

Demais projetos apresentados no pitch

Bacharis Project, por Marcelo Guzella: a intenção é estabelecer uma cadeia produtiva de extrato de própolis em Minas Gerais por meio de processos descentralizados de apicultura.

BrPunk, por Renato Shirakashi de Sousa: a proposta visa criar perfis de personas descentralizadas e relevantes no universo Web3, fortalecendo as comunidades incentivadas por tokens.

Condomínios Token, por Andriel da Silva: o projeto quer democratizar o acesso a recursos financeiros para condomínios que visam sustentabilidade e eficiência em seu empreendimento.

Ekonavi ReFi Tokens, por Breno Greive Vegas: a proposta visa contribuir com a construção do conceito “ReFi” (Regenerative Finance) no Brasil, por meio da inclusão de centenas de projetos ecológicos registrados na plataforma Ekonavi no universo Web3 e da criação de tokenomics adaptadas às realidades existentes.

MB Carbon Token, por Umberto Antonio Janoni De Vuono: a ideia do projeto é estimular a redução de emissão de gases poluentes premiando os clientes com uma porcentagem do consumo em pontos de fidelidade MB Carbon por meio de registro das notas fiscais de abastecimento do aplicativo.

 Startups tokens, por Fernando Luis de Castro: o projeto consiste em tokenizar equity da Unicorn Factory Venture Builder, fazendo com que pequenos investidores e investidores anjos consigam ter acesso a mais de 100 startups nos próximos anos.

 

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Via Assessoria Mercado Bitcoin

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