Apostando na oportunidade de fornecer a eles novos serviços, como RV, para atender às necessidades específicas de consumidores idosos, Hoje, uma das maiores startups do setor, a Rendever, anuncia uma aquisição para expandir seus negócios. A empresa, que constrói experiências de realidade virtual projetadas para ajudar os idosos a se sentirem menos solitários e atualmente tem cerca de 600.000 usuários, adquiriu a Alcove, uma plataforma desenvolvida na AARP — a organização que faz lobby e fornece serviços como seguro e suporte aos membros, que geralmente são aposentados e idosos.
A Rendever opera como um serviço B2B – trabalha com lares de idosos e outras organizações para criar experiências de RV personalizadas que, por sua vez, são usadas pelos residentes idosos dessas organizações – mas a Alcove é mais voltada para o consumidor e atualmente é vendida como um serviço aos membros da AARP. Ele se descreve como um “aplicativo de realidade virtual voltado para a família”. Disponível para uso no Meta (Oculus) Quest, o aplicativo é apresentado como uma sala de estar virtual onde as famílias podem “se encontrar” e ver fotos, jogar, assistir a filmes ou apenas conversar.
Os termos financeiros do negócio não estão sendo divulgados, mas pelo que entendemos, a Rendever está pagando em dinheiro pela Alcove, e a AARP está adquirindo participação acionária na Rendever como parte do negócio.
Rendever e AARP não são estranhos. Este último é um dos investidores da startup (outros incluem o Mass Challenge e o Dorm Room Fund; também recebeu subsídios do National Institute on Aging e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA) e eles inicialmente co-desenvolveram o Alcove juntos antes da AARP decidiu que não queria mais investir em desenvolvê-lo internamente.
“Nós da AARP estamos entusiasmados por a Rendever adquirir e continuar expandindo as capacidades de um produto tão impactante como o Alcove”, disse Rick Robinson, vice-presidente e gerente geral da AgeTech Collaborative na AARP. “Sabemos que experiências virtuais e imersivas podem demonstrar resultados tremendamente positivos, especialmente para os socialmente isolados, e esperamos que Alcove continue ajudando um público ainda maior sob a liderança da Rendever.” A organização, disse ele, não está se afastando da tecnologia, mas irá buscá-la em colaboração com terceiros no futuro.
Essa mudança – junto com este pedaço de M&A – ambos destacam parte de uma tendência maior que está sendo realizada em tecnologia. O mercado em baixa não apenas fez com que as startups tivessem mais dificuldade em levantar dinheiro agora; mas, da mesma forma, organizações e controle de orçamentos para projetos de tecnologia (se não os eliminar completamente) se esses projetos não estiverem mostrando um retorno forte ou um caminho rápido para a lucratividade. Isso, por sua vez, está estimulando mais atividades de fusões e aquisições como um meio de dar a essas startups e projetos uma tábua de salvação nesses tempos mais difíceis.
Também é significativo o fato de o ativo aqui em questão estar voltado para pessoas idosas. A tecnologia agora é parte integrante de como interagimos uns com os outros, algo que se tornou cada vez mais comum no auge da Covid-19, pois as pessoas tiveram que se isolar mais umas das outras e as viagens foram reduzidas. Embora existam muitos consumidores mais velhos que resistem a muita tecnologia – eles podem não ter telefones celulares, ou não conseguem resolver falhas simples em seus computadores, ou não usam nenhum tipo de mídia social – essa população está evoluindo à medida que os consumidores com mais experiência digital envelhecem. Tudo isso levará a um mercado maior e a uma maior demanda por serviços e dispositivos voltados para as necessidades e preferências específicas dos idosos. (E esta semana na CES, construir para essa população, não apenas VR como este, mas dispositivos como aparelhos auditivos, está formando uma grande parte do que pode ser descrito de forma mais geral como tecnologia de “acessibilidade”, mas pode ser visto com precisão como mais sofisticado abordagens para públicos específicos.)
A ideia de que existe um mercado inexplorado de usuários, mas aqueles que poderiam ser um público perfeito para VR, fazia parte da premissa para o Rendever começar em primeiro lugar, disse o CEO e co-fundador Kyle Rand.
“Tivemos a ideia de trazer VR para comunidades de idosos para lidar com o isolamento social”, disse ele sobre a ideia original da startup em 2016. Na época, a maioria estava cética, disse ele.
“Naquela época, quando contamos essa ideia às pessoas e fornecemos algumas demos, rimos de nós. Não, eles disseram, você vai usar essa tecnologia com esse grupo demográfico [because] eles devem ser avessos à tecnologia. Mas o que descobrimos foi que, se você puder facilitar a entrada de alguém na experiência e fornecer algo significativo e alegre, as oportunidades serão ilimitadas. Ele disse que quando os usuários entram em salas virtuais pela primeira vez ou as usam para “viajar” de volta aos bairros de sua infância usando o Google Maps e o Street View, as pessoas “se iluminam”.
Embora fornecer maneiras de aliviar o isolamento social possa ter sido visto anteriormente como algo bom de se ter, a premissa assumiu uma urgência diferente durante o Covid-19, quando tantos foram isolados por precaução e, às vezes, por regulamentos de saúde pública reais, e as pessoas começaram a entenda exatamente o que o isolamento pode ter sobre a saúde mental, independentemente da idade. Hoje, a startup trabalha com cerca de 500 comunidades de idosos na América do Norte e já entregou mais de 2 milhões de experiências de realidade virtual para adultos mais velhos.
A Rendever é amplamente autofinanciada – arrecadou menos de meio milhão de dólares nos últimos oito anos – mas agora está usando o fato de que é lucrativa e está crescendo enquanto atende a um mercado em evolução para sair para sua Série A. entregamos mais 2 milhões de experiências em RV para adultos mais velhos.
Via teg6.com