domingo, fevereiro 2, 2025

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasCiência e TecnologiaBNDES e TCU se unem para criar a Rede Blockchain Brasil

BNDES e TCU se unem para criar a Rede Blockchain Brasil

O projeto foi idealizado em 2018 e tem previsão de 60 meses de colaboração

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fez um acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU) para a criação da Rede Blockchain Brasil, com o objetivo de melhorar a transparência dos gastos públicos no país. O projeto foi idealizado em 2018 e tem previsão de 60 meses de colaboração.

Segundo um anúncio publicado na última segunda-feira (18), através do Diário Oficial da União, o projeto não contará com repasse de recursos entre os órgãos, e será desenvolvido com base no Hyperledger Besu 2.0, inspirado por modelos similares em outros países da América Latina e Europa.

Detalhes do projeto foram revelados durante o evento Ethereum Rio, que ocorreu em março deste ano. Gladstone Arantes, especialista em blockchain do BNDES, explicou que a ‘RBB’ vai rodar em um modelo de consenso de prova de autoridade, ou seja, sem mineração.

Entre os parceiros na elaboração da Rede Blockchain Brasil, estão: 

Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), PUC-Rio, Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e Laboratório de inovação do American Development Bank Group (IDB LAB).

De acordo com Arantes, o objetivo do BNDES é:

promover a inovação no uso da tecnologia blockchain para as aplicações de interesse público, com ênfase na confiança necessária para medidas antifraude e em favor da transparência”.

A ideia para a criação do token, segundo Glastone, teria surgido em uma discussão entre colegas de trabalho.

“Entendemos, em discussão com nossos colegas, que ter uma estrutura para os sistemas do governo aceleraria a inovação”

(adaptado da matéria da Exame)

#brasilnft #nft #nfts #redeblockchainbrasil #bndes #tcu #blockchain #web3 #nftart #nftartist #nftcommunity #nftcollector #nftcollectibles #cryptoart #cryptoartist #criptoarte #crypto #cryptocurrency #criptomoedas #digitalart #art #artedigital #arte #raredigitalart #blockchainart #nftdrop #nftartgallery

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS