O setor de jogos baseados em blockchain segue forte, mesmo após o colapso da FTX. Dados do DappRadar apontam que, em novembro, as atividades relacionadas a esses jogos representaram 42,67% das interações com blockchain. Diariamente, mais de 800 mil usuários interagem com esse ecossistema.
É nesse rico cenário que se insere o jogo CryptoTitans. Desenvolvido por uma equipe totalmente brasileira, localizada em Campinas, o título é uma iniciativa da Ab InBev, uma empresa do porte ‘Fortune 500’ que resolveu desbravar a Web3.
A AB InBev é uma multinacional surgida da fusão entre a brasileira Ambev, a belga Interbrew e a estadunidense Anheuser-Busch. Embora seja famosa pela fabricação de cervejas, o jogo promove as marcas não alcoólicas da holding.
Ambev na Web3
O CryptoTitans é um card battle game, onde os NFTs possuem os atributos de ataque, defesa e agilidade, e batalham usando essas características. O jogo possui 4.500 personagens, cuja emissão ocorreu na blockchain Solana, a um preço inicial de 0,75 SOL. Atualmente, o preço mínimo de cada NFT é de 3,1 SOL, representando uma valorização de quase 415% desde seu lançamento.
O jogo assume o modelo de play to own, cujo foco se dá sobre os NFTs adquiridos pelos usuários. Ao Cointelegraph Brasil, a liderança sênior do projeto explica que quanto mais o usuário joga, mais o seu personagem evolui. Sob a ótica de negociação, NFTs com atributos melhores poderão ser comercializados com preços maiores. Não existem, então, recompensas em formas de tokens nativos, como ocorre no modelo play to earn.
“Acreditamos que o play to own é mais simples para o usuário. O único ativo do usuário é o NFT, e é muito mais simples explicar sua utilidade, e sua valorização está ligada unicamente à performance do jogador. Isso é mais fácil de explicar para os usuários que não estão familiarizados com cripto”, diz a AB InBev.
Além disso, o CryptoTitans tem foco em dispositivos mobile. Uma pesquisa da Coda Labs indica que 85% dos gamers jogam em dispositivos móveis ao menos uma vez por semana. O time por trás do jogo, que se diz composto por “geeks e gamers”, levou esses números em consideração ao definir os rumos do projeto.
“Qualquer empresa que se preze quer captar a atenção dos seus usuários e, hoje em dia, boa parte dessa atenção é destinada a jogos”, afirma a liderança sênior do CryptoTitans. “Não duvido que as pessoas logo se envolverão com jogos play to own, assim que entenderem que os ativos que eles possuem nesse universo possuem liquidez.”
Expansão do projeto
O intuito da AB InBev é disseminar o jogo ao redor do mundo. Para isso, comunidades estão sendo criadas em diferentes regiões, com conteúdos focados aos seus participantes. No Brasil, a disseminação do CryptoTitans é forte através do Discord do jogo, bem como através de ações envolvendo marcas conhecidas, como o Guaraná Antártica.
A liderança do projeto acrescenta que existem planos de expandir as iniciativas de conteúdo voltado ao público brasileiro para o TikTok e o Instagram. “Acreditamos que há muito potencial para embarcar usuários do Brasil.” No relatório “Web3 User Study”, a Coda Labs aponta que 92% dos brasileiros utilizam dispositivos móveis para jogar, representando um mercado fértil para títulos como o CryptoTitans.
O engajamento da comunidade também é visto com bons olhos pela equipe do projeto. O índice de revenda de NFTs está pequeno, indicando uma intenção de utilizar os criptoativos para interagir com o jogo, em vez de apenas lucrar com as negociaçõs no mercado secundário. “Nós fizemos um bom trabalho de engajamento com a comunidade, com distribuição de papéis e ‘status’ entre os usuários.”
Uma das formas de engajamento é a distribuição antecipada de conteúdo para detentores dos NFTs do CryptoTitans. A princípio, um bilhete de acesso antecipado para explorar o jogo através de um “mini game” será distribuído ainda em dezembro.
O que esperar do projeto?
O CryptoTitans é um projeto ambicioso da AB InBev, que planeja escalar o jogo a nível global. A liderança sênior por trás do título afirma que um avanço importante é a criação de um marketplace para os NFTs, previsto para ocorrer em fevereiro. “Por enquanto, os jogadores só têm acesso à aparência de seus personagens. Quando o nosso marketplace for lançado, os atributos de desempenho de cada NFT serão revelados.”
Além disso, a equipe diz que planeja acrescentar ferramentas de facilidade no embarque de novos usuários. A compra de tokens não-fungíveis através de Pix, por exemplo, é uma das vias planejadas para tornar mais simples a experiência do usuário.
Após o lançamento do marketplace e da revelação dos atributos de cada personagem, a versão beta do jogo será lançada. O acesso, porém, será dado somente aos detentores dos NFTs do CryptoTitans.
Por fim, a liderança sênior do jogo afirma que não faltarão eventos envolvendo o CryptoTitans. “Realizaremos uma série de torneios após o lançamento, onde o menor prêmio previsto é de US$ 50 mil”, conclui.
Via cointelegraph.