Em um relatório divulgado na quinta-feira (31/03), o banco disse que o metaverso representa uma potencial oportunidade de US$ 8 trilhões a US$ 13 trilhões até o ano de 2030, que pode ter até 5 bilhões de usuários.
“Nós acreditamos que o Metaverso é a próxima geração da internet – combinando os mundos físico e digital de uma maneira persistente e imersiva – e não puramente um mundo de Realidade Virtual”, diz o relatório.
“Um Metaverso independente de dispositivos acessível via PCs, consoles de jogos e smartphones pode resultar em um ecossistema muito grande.”
A estimativa de 5 bilhões, admitem os autores, é ampla, e inclui uma base de usuários de smartphones. Se o metaverso estiver confinado a dispositivos VR/AR, espera-se que o público esteja próximo de 1 bilhão.
No entanto, o Citi afirmou que antes disso acontecer, serão necessários investimentos significativos em infraestrutura.
“No estado atual, a infraestrutura da Internet não é adequada para a construção de um ambiente de Metaverso e de streaming de conteúdo totalmente imersivo, que permite que os usuários passem facilmente de uma experiência para outra. Para tornar a visão do Metaverse uma realidade, esperamos um investimento significativo em uma confluência de tecnologia. A baixa latência – o tempo que um sinal de dados leva para viajar de um ponto na Internet para outro e depois voltar – é fundamental para criar uma experiência de usuário mais realista.”
O banco também prevê que as finanças, no futuro, serão uma mistura de formas tradicional de dinheiro e criptomoedas, acrescentando que o “dinheiro no Metaverso poderia existir em diferentes formas“. A instituição também citou que os NFTs desempenharão um papel fundamental, diz, permitindo uma forma de propriedade soberana de itens digitais para os usuários.
Assim como a internet de hoje, o banco prevê uma divisão entre os usuários dos EUA e a maioria dos usuários internacionais, e uma versão da China, que bloqueia determinados conteúdos. E os fabricantes de hardware de consumo podem ser os guardiões do Metaverso.
Isso pode resultar em desafios legais – algo que o Citi diz ser um grande problema que ainda não foi abordado adequadamente.
“Temos muito o que trabalhar”, diz o relatório. “Se o(s) Metaverso(s) for a nova iteração da internet, atrairá grande escrutínio de reguladores e formuladores de políticas globais.”
“Todos os desafios da Internet Web2 podem ser ampliados no Metaverso, incluindo moderação de conteúdo, liberdade de expressão e privacidade. Além disso, um Metaverso baseado em blockchain irá abordar as leis ainda em evolução sobre criptomoedas e DeFi em muitas jurisdições ao redor do mundo.”
(via Fortune)
#brasilnft #nft #nfts #citibank #banco #metaverso #metaverse #economia #economy #blockchain #web3 #nftart #nftartist #nftcommunity #nftcollector #nftcollectibles #cryptoart #cryptoartist #criptoarte #crypto #cryptocurrency #criptomoedas #digitalart #art #artedigital #arte #nftdrop #nftartgallery