O projeto Epic Arcades foi criado pelo brasileiro Odair Faléco, e reúne alguns dos jogos clássicos dos nostálgicos fliperamas.
Odair é músico, fotógrafo de rua, autor, UX designer, especialista em design cognitivo e emocional, editor e muito mais. Era uma criança curiosa, que gostava de criar e desenhar logos de banda no caderno, tipografias, e jogar muito video game e arcades em fliperamas da cidade. Na sua infância, não teve muito acesso à arte. Vivia numa cidade pequena na região de Marília-SP, onde essa cena não se compara à capital paulista.
Faléco conseguiu reunir tudo isso nos 15 anos de experiência como designer e 8 como especialista em UX e UI. É um dos criadores da UXpsyche (Consultoria de UX Design, Arquitetura da Informação, a junção entre Mente e UX) e do Coletivo UX (coletivo com a missão de gerar conteúdo em Português sobre UX design).
“Cara, eu praticamente cresci dentro de fliperama!”, disse o criador do projeto ao Bankless Brasil. “Eu sempre fui encantado por Video Games no geral, decorava todas as músicas, combos e sons dos jogos, de tanto tempo que passava ali, além de ter feito vários amigos. Eu gastava todas as minhas míseras e poucas economias nos fliperamas da região.”
O Volume 1 da coleção foi lançado no dia 12 de novembro, tendo vendido 19 de 20 NFTs em poucas horas. Para este, Odair escolheu 20 jogos que realmente gostava e jogou de fato, fez 100% do processo na mão (não foi gerado automaticamente por softwares ou algoritmos) e, enquanto fazia, revisitou memórias de quando era criança e o fliperama era praticamente o seu mundo.
E ele conseguiu o feito sem utilizar de práticas excessivas de divulgação normais no mercado, e sem spam – seguindo o conceito de ZenDrop.
ZenDrop foi inspirado pelo conceito de CalmTech, que o artista descobriu em suas pesquisas como UX designer. Basicamente, CalmTech são princípios de design focados em exigir a menor atenção possível dos usuários, além de criar interações com a tecnologia que informam e, ao mesmo tempo, acalmam ou reduzem a ansiedade e a carga cognitiva dos usuários.
O conceito vai na contramão de como vemos o mercado dos NFTs hoje: com muito ruído, cheio de notificações e spams nas redes sociais – principalmente no Discord.
Odair não queria que sua coleção tivesse apelo comercial, mas sim, que as pessoas que comprassem tivessem um apelo emocional – identificação com os games, memórias de infância e boas lembranças desse tempo.
O preço baixo e a escolha de fazer na Solana evidenciam que o projeto foi feito para que pessoas que jogaram esses jogos tenham um NFT especial dele. A coleção tem apelo emocional e não totalmente financeiro. Foi feita de Gamer para Gamer.
O Volume 2 da coleção estará disponível em breve, com mais 20 NFTs “Epic Arcades” únicos (1/1).
(via Bankless Brasil; Epic Arcades)
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