Um estudo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com o Instituto Qualibest, mostra que embora 95% dos compradores nunca tenham usado o metaverso, 70% deles gostariam de ingressar.
Chamado “Radiografia do Shopper Brasileiro”, o estudo ainda nota que 49% dos entrevistados têm a intenção de usar o metaverso para fazer compras e 51% comprariam mais online com o uso de plataformas imersivas.
A pesquisa foi realizada no início de junho deste ano e contou com 650 entrevistados online.
“O desejo de experimentar existe. O desafio é oferecer uma experiência que não seja apenas imersiva, mas que possa fazer parte do dia a dia dos consumidores de uma forma prática e vantajosa para o consumidor”, comentou Eduardo Terra, presidente da SBVC.
Outros dados da pesquisa mostram que:
- Para 64% dos entrevistados, o metaverso é uma evolução natural da internet.
- Dois terços dos entrevistados gostam da ideia de lojas tecnológicas, que incorporam recursos digitais para oferecer uma experiência híbrida entre físico e digital.
- 80% dos entrevistados diz que o principal atributo de uma loja tecnológica é a possibilidade de realizar pagamentos sem fila ou por autoatendimento.
O estudo também identificou as características mais desejadas pelos consumidores em suas compras nas lojas físicas:
- A maioria dos clientes concentra a maior parte de suas compras em lojas de shopping center, com exceção do público das classes C e D, que compra mais em lojas de rua.
- Para a classe A, lojas grandes de marcas conhecidas são mais valorizadas e o atendimento é a característica mais importante de uma loja ideal (item citado por 58% dos consumidores). A seguir vêm o uso de tecnologias (21%) e atributos de sustentabilidade (19%).
“Fica claro que o autoatendimento já é visto como um benefício em todo perfil de público”, completa o presidente da SBVC.
(adaptado da matéria do Terra)