domingo, fevereiro 2, 2025

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasEducaçãoExperiência com metaverso educacional incentiva professores e alunos

Experiência com metaverso educacional incentiva professores e alunos

A plataforma será lançada oficialmente de 9 a 12 de maio na 28 ª edição da Bett Brasil 2023, em São Paulo, considerada o maior encontro de educação, inovação e tecnologia da América Latina

Alunos e alunas da disciplina Tecnologias Educacionais e Inovações pedagógicas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no Ceará, e do 6º e 8º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Porteiras (município a 539 km de Fortaleza), experimentaram o Realms Educverse.

A plataforma será lançada oficialmente de 9 a 12 de maio na 28 ª edição da Bett Brasil 2023, em São Paulo, considerada o maior encontro de educação, inovação e tecnologia da América Latina.

O funcionamento da plataforma, a acessibilidade e os ambientes virtuais encantaram os estudantes que participaram da iniciativa ao lado de monitores e professores, ao mesmo tempo em que incentivam o ensino dos alunos e a interação do corpo docente.

Mundo virtual

De acordo com o parecer de Karine Pinheiro, professora da UFCA no Instituto de Formação de Educadores (IFE), o uso dos óculos de realidade virtual deixou os novos usuários eufóricos.

– O Metaverso possibilitou relações de envolvimento entre os estudantes e o mundo virtual. Todos sentiram-se engajados para navegar fluidamente pelo ambiente na aula sobre o sistema nervoso, pois o ambiente virtual foi capaz de entregar uma ilusão envolvente para que os estudantes ficassem interessados em descobrir os materiais, estudando os materiais propostos – observou a professora.

O parecer constatou que “o uso dos óculos de realidade virtual deixou os estudantes eufóricos. O que mais os chamou a atenção foi o fato de permitirem a impressão da realidade virtual de acordo com o sentido e a direção do corpo do usuário para a navegação no ambiente, o reconhecimento gestual e sonoro além da interface imobilizar a participação de múltiplos usuários no mesmo espaço”.

Para os estudantes do 6º e 8º ano da Escola de Ensino Fundamental Professora Cirene Maria Esmeraldo, que nunca tinham acessado ambiente virtual de aprendizagem, tampouco de realidade virtual, a experiência foi aprovada em 100%. A especialista Karine Pinheiro atestou que os alunos aprenderam mais com a ferramenta e se sentiram estimulados a ir mais a sala de aula estudar o assunto ministrado pela professora; que não houve dificuldade em acessar a plataforma e navegar pelos ambientes e que as aulas seriam mais divertidas e menos cansativas.

Via e.correiodobrasil.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS