Os games em blockchain tem potencial para popularizar os criptoativos e os ativos digitais, mas há desafios pela frente, é o que indicou um estudo da Blockchain Gaming Alliance (BGA). Em 2022, 1,13 milhão de wallets únicas ativas se conectaram diariamente a games em blockchain, o número é 85% maior do que o visto em 2021.
As transações feitas nesses ambientes cresceram 37% em comparação com 2021 e 3,260% ante 2020 para 7,4 bilhões. Já o volume de compra dentro dos mundos virtuais ficou estimado em US$ 1,45 bilhões, de acordo com a BGA. Os projetos de jogos em Web 3.0 levantaram US$ 7,6 bilhões em 202, 59% mais do que em 2021.
Benefícios dos games em Blockchain
Para entender um pouco mais sobre os caminhos que os games tem entre os desenvolvedores e usuários, a BGA fez um levantamento com profissionais e projetos do setor.
Quando questionados sobre os benefícios que o blockchain trouxe para os jogos em 2022, 68,9% dos entrevistados citaram a propriedade de ativos como o mais importante. A propriedade de ativos também ocupou o primeiro lugar na mesma categoria em 2021. Da mesma forma, os modelos de recompensa do jogador (35,2%) e novos modelos de receita (34,3%) foram mais uma vez citados como o segundo e o terceiro benefícios mais importantes do blockchain, trocando de lugar do ano anterior.
Desafios dos games
“A indústria de jogos passou a última década tentando simplificar a experiência de integração. Os jogos Blockchain, por toda a sua inovação, tornaram a integração pouco intuitiva e intrusiva. Os desenvolvedores de jogos Blockchain devem entender que os jogos precisam funcionar para o jogador. Precisamos passar pelos aros necessários para atrair os jogadores, em vez de exigir que o jogador pule os aros para jogar o jogo. O fato é que, se o seu jogo blockchain não puder fornecer uma experiência comparável ou superior, você está fora”, indicou o cofundador e CEO da Unix Gaming, Mirko Doelger, no relatório.
De fato, a adoção dos usuários segue sendo um desafio para a indústria de games em blockchain: 51% dos entrevistados acredita que a integração e acessibilidade do jogador é o mairo desafio em curto prazo para o setor. Já 37% veem na jogabilidade uma barreira que deve ser transposta em 2023. O terceiro ponto de atenção que a indústria vê não é muito diferente do desafio do setor de criptoativos: os conceitos do game em blockchain ainda não são totalmente compreendidos pelos participantes do mercado.
Outra questão que foi vista, acompanhando o “inverno cripto” foi queda no modelo Play-to-Earn. Tanto que houve 67% de queda naqueles da indústria que acreditam que este é o modelo que vai levar a indústria para o crescimento.