A Meta anunciou um novo e ambicioso projeto baseado em IA para criar um software tradutor que funciona para “todos no mundo”. A novidade foi anunciada como parte de um evento focado na ampla gama de benefícios que a Meta acredita que a IA pode oferecer aos planos de metaverso da empresa.
“A habilidade de se comunicar com qualquer um em qualquer língua – este é um superpoder que as pessoas sempre sonharam, e a IA irá entregar isso dentro do nosso tempo de vida”, disse o CEO Mark Zuckerberg em uma apresentação online.
A empresa diz que, embora idiomas comumente falados como inglês, mandarim e espanhol sejam bem atendidos pelas ferramentas de tradução atuais, cerca de 20% da população mundial não fala os idiomas cobertos por esses sistemas. Muitas vezes, esses idiomas mal atendidos não possuem corpus de texto escrito facilmente acessíveis que são necessários para treinar sistemas de IA ou, às vezes, não possuem nenhum sistema de escrita padronizado.
A Meta quer superar esses desafios implantando novas técnicas de aprendizado de máquina em duas áreas específicas. O primeiro foco, apelidado de No Language Left Behind, se concentrará na construção de modelos de IA que possam aprender a traduzir idiomas usando menos exemplos de treinamento. O segundo, Universal Speech Translator, terá como objetivo construir sistemas que traduzam diretamente a fala em tempo real de um idioma para outro sem a necessidade de um componente escrito para servir de intermediário (uma técnica comum para muitos aplicativos de tradução).
Os pesquisadores da Meta não ofereceram um prazo para a conclusão desses projetos ou mesmo um roteiro para os principais marcos para atingir seu objetivo. Em vez disso, a empresa enfatizou as possibilidades utópicas da tradução universal de idiomas.
“Eliminar as barreiras linguísticas seria profundo, possibilitando que bilhões de pessoas acessem informações online em seu idioma nativo ou preferido”, a empresa escreveu. “Os avanços na [tradução automática] não ajudarão apenas as pessoas que não falam um dos idiomas que dominam a internet hoje; eles também mudarão fundamentalmente a maneira como as pessoas no mundo se conectam e compartilham ideias.”
(via The Verge)
#brasilnft #nft #nfts #meta #facebook #metaverso #metaverse #ai #ia #markzuckerberg #nftart #nftartist #nftcommunity #nftvisual #nftcollector #nftcollectibles #cryptoart #cryptoartist #criptoarte #crypto #cryptocurrency #digitalart #art #artedigital #arte #raredigitalart #blockchain #blockchainart