A Meta está encerrando o piloto da Novi, a carteira digital da empresa e a última peça restante de seu problemático projeto de criptomoeda.
No site oficial da Novi, a Meta diz que a carteira será encerrada em 1º de setembro de 2022 e pede aos usuários que retirem seus fundos “o mais rápido possível”.
A partir do dia 21 de julho, os usuários já não poderão mais adicionar dinheiro na Novi, e perderão o acesso às suas contas em setembro. Se alguém esquecer de sacar o saldo restante, a Meta diz que “tentará transferir” seus fundos para a conta bancária ou cartão de débito adicionado ao serviço.
A Meta lançou um pequeno “piloto” da Novi para usuários nos EUA e na Guatemala em outubro do ano passado. A Novi foi originalmente construída para oferecer suporte a transações rápidas e gratuitas usando a criptomoeda apoiada pela Meta, a Diem, mas os desafios regulatórios forçaram a empresa a fazer parceria com a Coinbase para usar a stablecoin Paxos (USDP).
Membros do Senado dos EUA pediram à Meta que encerrasse seu projeto Novi logo após seu lançamento em outubro de 2021, citando que a empresa “não pode ser confiável para gerenciar criptomoedas”. David Marcus, chefe dos projetos de criptomoedas da Meta, deixou a empresa um mês depois. A Diem vendeu seus ativos por cerca de US$ 200 milhões no início deste ano, marcando o fim do projeto.
A porta-voz da Meta, Lauren Dickson, disse em uma declaração por e-mail ao The Verge que a Meta utilizará a tecnologia que desenvolveu em conjunto com o projeto “em novos produtos, como colecionáveis digitais”, enquanto busca “construir o metaverso”.
(via The Verge)