A Nescafé, marca de café da Nestlé, anunciou a divulgação da rastreabilidade de seus produtos, feita através da tecnologia blockchain, para que o consumidor possa conhecer todo o caminho do café, da plantação até a prateleira.
A partir de agora, as embalagens dos produtos Origens do Brasil terão um QR Code que redireciona os consumidores para a apresentação das famílias cafeicultoras que produzem os três blends da linha.
“O Nescafé Origens do Brasil é um produto que carrega em seu DNA a força do café brasileiro e das famílias produtoras. Desde o seu lançamento, em 2019, reunimos um grupo de famílias que topou produzir o café mais sustentável do país. Essa proximidade com os produtores nos ajudou a entender cada história e pessoa envolvida na produção. Esse foi o nosso primeiro insight de que todo aquele repertório precisava ser compartilhado”, disse Taissara Martins, gerente de ESG de Cafés e Bebidas da Nestlé.
Segundo ela, a ideia era garantir que, além de histórias, dados técnicos estivessem na ferramenta desenvolvida a partir de março de 2021. Foram produzidas fotos, entrevistas e vídeos diretamente das fazendas.
“Desde lá fomos aprimorando não só a ferramenta, mas também treinando todas as partes da cadeia que agora inserem os dados de forma independente”, diz.
Cada parte da cadeia tem a autonomia de colocar os dados referentes à sua etapa. O cruzamento de dados também visa favorecer a cadeia de fornecedores para melhorias na produção.
“É essa independência que traz a confiabilidade, pois a informação deixa de ser reportada por apenas uma parte que reunia tudo, e passa a ser reportada por cada ator da cadeia, trazendo mais segurança e detalhes”, afirma Martins.
(adaptado da matéria da EXAME)