O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) anunciaram durante a COP26 que vão destinar R$ 170 milhões a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de empresas nacionais.
As iniciativas procuradas pelo programa são de transformação digital, defesa, novos materiais, bem como quatro temas relacionados à sustentabilidade social e ambiental: bioeconomia florestal, biocombustíveis, economia circular e tecnologias estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para participar, as empresas brasileiras interessadas devem estar credenciadas a EMBRAPII, concluindo os projetos em até 48 meses.
Os projetos de inovação poderão ser aplicados à agricultura, saúde, cidades inteligentes e indústria, tais como automação, IoT, robótica, inteligência artificial e blockchain, além de soluções aplicadas a plataformas de hardware, para o desenvolvimento das tecnologias de 5G, por exemplo.
Essa iniciativa prevê uma ajuda a retomada da economia brasileira, segundo o diretor do BNDES Bruno Aranha. Um dos focos da iniciativa também é apoiar a região Norte, principalmente na Amazônia.
Em 2020, essa parceria entre o BNDES e EMBRAPII já disponibilizou R$ 20 milhões para apoiar iniciativas para o diagnóstico, tratamento e combate à COVID-19 no Brasil.
(adaptado da matéria de Gustavo Bertolucci no Livecoins)
#brasilnft #nft #nfts #bndes #embrapii #brasil #cop26 #sus #bioeconomia #nftcommunity #cripto #criptomoedas #crypto #cryptocurrency #blockchain