De acordo com o Ministério das Finanças do Reino Unido, a nação começará a testar a tecnologia blockchain em atividades tradicionais do mercado financeiro, como negociação e liquidação de ações e títulos no ano que vem.
A iniciativa será parte de um esforço para o Reino Unido se tornar um “centro de ativos digitais” global.
Segundo a diretora geral de serviços financeiros do ministério, Gwyneth Nurse, o uso da tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) é uma prioridade fundamental para tornar a infraestrutura do mercado financeiro mais inovadora e eficiente para os usuários.
O ministério lançará um “sandbox” de infraestrutura do mercado financeiro no próximo ano para testar projetos de DLT sob o controle de reguladores, um modelo que os reguladores do Reino Unido foram pioneiros para nutrir empresas de tecnologia financeira.
O uso de DLT pode permitir que ativos financeiros, como títulos ou ações, sejam emitidos em horas, em vez de dias ou semanas.
“O governo também pode querer testar como negociação e liquidação podem ser combinadas”, disse Nurse na conferência anual de derivativos IDX em Londres.
“Um sandbox permitirá testar novas melhores práticas regulatórias e fazer mudanças permanentes para garantir que os usuários do mercado se beneficiem.”
Além disso, Nurse disse que O Ministério das Finanças e o Banco da Inglaterra estão avaliando em conjunto uma libra digital com uma nova consulta pública ainda este ano.
(adaptado da matéria da Forbes Brasil)