sábado, outubro 12, 2024

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Renner lança calças jeans rastreadas por blockchain

A empresa afirmou que pretende alcançar 100% de rastreabilidade dos produtos de algodão, além de avançar na rastreabilidade de outras matérias-primas têxteis até 2030

Na última semana, a Renner e a Youcom, marca de vestuário jovem do grupo, lançaram as primeiras calças jeans rastreadas via blockchain.

O consumidor poderá acessar um QR Code impresso nas etiquetas que levará a uma página no endereço www.souabr.info, com as informações disponíveis de todo o ciclo produtivo das peças, do cultivo do algodão à fabricação das roupas.

Na Renner, foram lançados três modelos femininos, já disponíveis para compra em 12 lojas físicas, sendo três no Rio Grande do Sul, três no Rio de Janeiro, duas em São Paulo, uma no Distrito Federal, duas na Bahia e uma em Pernambuco.

No caso da Youcom, são dois modelos de calça jeans feminina que começam a ser vendidos na segunda quinzena de junho. A empresa ainda não divulgou em quais praças.

(Foto: Divulgação Renner)

Os lançamentos são resultado de uma parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) por meio do programa SouABR (Sou de Algodão Brasileiro Responsável), que rastreia as fazendas certificadas onde a matéria-prima é produzida.

Segundo a empresa, a certificação fornecida pela Abrapa às fazendas possui 183 itens de verificação, incluindo, por exemplo, contrato de trabalho e condições dignas, veto a qualquer tipo de discriminação, segurança e saúde dos trabalhadores e boas práticas de preservação ambiental.

A rastreabilidade via blockchain das calças foi desenvolvida pela startup Ecotrace. Além dela, também estiveram envolvidas as empresas Vicunha Têxtil, nas etapas de fiação e tecelagem, e a Ease Confecções, na fabricação do produto final.

Este projeto mostra que é possível conciliar moda, inovação e sustentabilidade para dar maior transparência ao processo produtivo, ao mesmo tempo em que nos permite engajar e influenciar os fornecedores e parceiros do nosso ecossistema”, disse Henry Costa, diretor de Produto da Lojas Renner.

A Lojas Renner S.A. afirmou que pretende alcançar 100% de rastreabilidade dos produtos de algodão, além de avançar na rastreabilidade de outras matérias-primas têxteis até 2030.

(adaptado da matéria da Época Negócios)

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