domingo, novembro 17, 2024

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasEducaçãoSicredi lança jogo no metaverso voltado à educação financeira de crianças e...

Sicredi lança jogo no metaverso voltado à educação financeira de crianças e de adolescentes

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados e presença em todas as regiões do Brasil, promove diversas ações durante a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF). A programação acontece entre 15 e 21 de maio e tem como tema central “Resiliência Financeira”. Durante o evento, será lançado o universo do Sicredi no Roblox, jogo no metaverso que visa trabalhar, de forma lúdica, a educação financeira e o cooperativismo com crianças e adolescentes. A aplicação foi desenvolvida pelo Lab de Inovação do Sicredi.

O jogo, chamado “Universo S902”, proporciona uma experiência durante a qual crianças e adolescentes podem interagir com os habitantes do universo, desenvolver atitudes cooperativas que os recompensam, participar de quiz, fazer compras valorizando o comércio local, aprender a usar um caixa eletrônico, investir e guardar o dinheiro de brincadeira, estimulando comportamentos e hábitos saudáveis de consumo. O objetivo é promover uma cultura financeira mais consciente e responsável desde a infância, sendo que o jogo pode ser acessado em www.roblox.com/games/9847207807/Universo-S902.

Durante a Semana ENEF, o Sicredi também intensifica a divulgação da sua campanha “Educação financeira não é sorte, é conhecimento”, que demonstra a importância de conhecer sobre o tema. O público em geral pode acessar a websérie “Sim ou Não, Dinheiro na Mão”, composta por três episódios os quais fazem uma paródia dos programas de auditório, em que o participante é colocado dentro de uma cabine e deve responder “sim” ou “não” às perguntas do apresentador, mesmo sem ouvi-las e sem saber o que está acontecendo no palco. O conteúdo pode ser acessado em www.sicredi.com.br/site/napontadolapis.

Além disso, a instituição promove, por meio das suas 105 cooperativas, ações locais de educação financeira em diferentes formatos e conectadas com a realidade e o contexto das regiões onde atua. “A educação financeira é fundamental para a criação de hábitos saudáveis em relação às finanças e ao consumo. Realizamos ações voltadas ao tema não apenas na Semana ENEF, mas durante o ano todo por meio de nossas cooperativas, que promovem diversas atividades para associados e público em geral”, afirma Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Fundação Sicredi.

Novidade na Vila da Mônica, em Gramado (RS)

Durante a Semana ENEF, o Sicredi também lança experiências de educação financeira dentro do parque temático Vila da Mônica, em Gramado (RS). Essa iniciativa, resultado de uma parceria entre a Fundação Sicredi e a Vila da Mônica, foi desenvolvida com o objetivo de oferecer às crianças a oportunidade de aprender sobre educação financeira de forma lúdica e envolvente. Desde 2018, o Sicredi e a Mauricio de Sousa Produções também promovem, em parceria, diversas ações voltadas ao tema, como a distribuição de gibis da Turma da Mônica com a temática “educação financeira para crianças”.

Na Vila da Mônica, há uma série de atividades interativas que ensinam conceitos-chave de finanças de maneira divertida. No Hospital Veterinário localizado no parque, por exemplo, as crianças têm a chance de aprender sobre os custos relacionados aos cuidados com os animais de estimação enquanto se divertem assumindo o papel de assistentes de veterinário. Essa experiência prática permite que o público infantil entenda a importância de planejar e gerenciar os gastos necessários para cuidar dos seus amigos de quatro patas.

Outra novidade é o quiz sobre educação financeira, que estará disponível em totens distribuídos estrategicamente pelo parque. Os participantes poderão testar seus conhecimentos respondendo a perguntas sobre educação financeira de forma interativa e dinâmica. Ainda, ao concluir o quiz, os visitantes serão presenteados com um gibi exclusivo da Turma da Mônica, elaborado em parceria com o Sicredi. Essas histórias em quadrinhos divertidas e educativas reforçam os conceitos aprendidos durante a visita à Vila, ajudando a fixar o conhecimento financeiro de forma simples e divertida.

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e acontece anualmente com a finalidade de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Via sicredi.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS