sábado, outubro 12, 2024

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasNFTSweep n' Flip: brasileiros lançam pools de liquidez para o mercado de...

Sweep n’ Flip: brasileiros lançam pools de liquidez para o mercado de NFTs

Exchange descentralizada busca dar maior liquidez e meios de rendimentos aos detentores de NFTs

Um grupo de brasileiros criou uma exchange descentralizada (DEX) focada em tokens não-fungíveis (NFTs), chamada Sweep n’ Flip. Usando uma versão modificada da Uniswap v2, a ideia é permitir a criação de pools de liquidez que combinam NFTs e tokens ERC-20. Daniela Zscharber, Head de Marketing da Sweep n’ Flip, contou mais detalhes sobre a DEX ao Cointelegraph Brasil. 

Mais liquidez para NFTs

Em momentos de baixa no mercado de criptomoedas, é comum ver detentores de NFTs com grandes quantias ‘presas’ em suas carteiras. Isso acontece devido à baixa liquidez que o mercado de NFTs apresenta, característica da falta de fungibilidade.

Além disso, não é possível vender apenas uma fração de um NFT, diferente do que ocorre com os tokens ERC-20, como MATIC, SNX ou UNI. Na prática, um detentor de um item da coleção Bored Ape Yacht Club pode ficar com mais de R$ 300 mil presos na forma de um NFT.

A DEX Sweep n’ Flip mira em resolver essas dores, ao possibilitar a criação de pools de liquidez com NFTs que, assim como pools convencionais, geram ganhos para os usuários. 

“É um incentivo para o detentor do NFT de uma coleção, que agora pode colocar o token na DEX e receber parte das taxas das transações [feitas no pool]”, avalia Daniela Zscharber. “Também não é necessário esperar ordens em um livro de ofertas para vender ou comprar. É possível fazer isso dentro de um pool de liquidez”, acrescenta.

Simulação de negociação entre o token MATIC e NFTs da coleção Gotas. Imagem: Sweep n’ Flip

O modelo de pools de liquidez para NFTs também protege as coleções, afirma Zscharber. Os detentores desses tokens podem optar por fornecer liquidez e receber rendimentos, em vez de despejar seus colecionáveis no mercado secundário.

Atualmente, a Sweep n’ Flip oferece mais de vinte pools de liquidez para coleções de NFTs do ecossistema Polygon. Recentemente, foi adicionado suporte para a blockchain Ethereum, e a primeira coleção escolhida foi a CryptoRastas, idealizada pelo brasileiro Marcus MPC.

Algumas das coleções disponíveis na plataforma Sweep n’ Flip. Imagem: Sweep n’ Flip

“Até o final de 2023, o plano é contarmos com mais de 100 pools de liquidez em nossa plataforma”, conclui Zscharber.

Via cointelegraph

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS