A Visa anunciou o lançamento da campanha Visa Masters of Movement, uma experiência de torcedor que reúne futebol e arte em comemoração à Copa do Mundo FIFA 2022 . Em parceria com a exchange de criptomoedas Crypto.com , a campanha começará com um leilão de NFT (token não fungível) antes da Copa do Mundo. Durante a Copa do Mundo, os torcedores presentes no torneio terão a oportunidade de criar sua própria arte digital.
A Visa já começou o leilão de cinco NFTs capturando gols icônicos da Copa do Mundo dos lendários jogadores de futebol Jared Borgetti, Tim Cahill, Carli Lloyd, Michael Owen e Maxi Rodriguez. A arte digital foi projetada usando tecnologia de rastreamento que registra o movimento do jogador, como passes, posição da bola, etc., em um algoritmo de arte. Enquanto os fãs com o lance mais alto receberão o NFT junto com um arquivo de arte para impressão e memorabilia assinada, a Visa também doará os lucros do leilão para a organização de caridade Street Child United , sediada no Reino Unido.
Um aspecto inteligente dos NFTs é, do ponto de vista do licenciamento, que não exige direitos de imagem de jogadores que já podem estar comprometidos com outras empresas.
“À medida que a Copa do Mundo da FIFA 2022™ se aproxima, queremos celebrar o futebol, a arte e a tecnologia através das lentes do que torna a Copa do Mundo da FIFA tão especial – torcedores apaixonados, atletas lendários e, por algumas semanas, a capacidade de trazer o mundo juntos de uma forma exclusivamente conectada”, disse Andrea Fairchild, vice-presidente sênior e chefe de patrocínios da Visa.
Durante a Copa do Mundo, a Visa também dará aos torcedores a oportunidade de criar seus próprios movimentos de assinatura no FIFA Fan Festival, que será equipado com um campo de LED digital. Os movimentos, chutes e gols dos torcedores serão rastreados pelo campo e depois transformados em arte digital com as cores de suas seleções favoritas. A arte digital servirá como memorabilia, e os fãs qualificados também terão a oportunidade de ter sua arte digital cunhada como um NFT.