Recentemente, A Eletrobras abriu um edital para a contratação de uma empresa especializada para o desenvolvimento de um sistema em blockchain, para o Selo Procel de Economia de Energia.
“Simplificando o processo de concessão, trazendo controle, transparência e auditabilidade, ao mesmo tempo que aumentem a segurança e garantam sua autenticidade“, destacou o edital.
A Eletrobras destaca que o Selo Procel tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.
Todos os eletrodomésticos do Brasil, incluindo geladeiras, fogões, ar condicionado, televisores, entre outros, ganharão um registro que será integrado com uma solução em blockchain desenvolvida pela Eletrobras.
Neste contexto, a empresa aponta que a chamada Transformação Digital tem impulsionado novos modelos de negócios e, em especial, novas maneiras de se disponibilizar serviços públicos.
“Nesse sentido, o Procel vem trabalhando para melhorar o processo de registro, avaliação e emissão do Selo Procel, buscando a interoperabilidade com parceiros como Inmetro, laboratórios, organismos de inspeção, fabricantes, associações e pesquisadores, com o objetivo de estimular a disponibilidade, no mercado brasileiro, de equipamentos cada vez mais eficientes, com foco na redução do consumo na ponta, sem perda de qualidade dos serviços oferecidos. Administrar a governança dessa rede compartilhada de forma a garantir a disponibilidade e unicidade das informações entre esses diversos participantes é de extrema importância para que os processos sejam efetivos”, destaca.
“Uma vez que os Selos estejam adaptados à plataforma, novas funcionalidades podem ser criadas gradativamente, como a certificação de novos equipamentos e categorias, a avaliação de equipamentos e edificações em uso, o acompanhamento do seu ciclo de vida, o correlacionamento facilitado entre os dados provenientes de cada certificado e o cômputo de eficiência”, destaca a Eletrobras no edital.
(adaptado da matéria do Cointelegraph)
#brasilnft #nft #nfts #eletrobras #tv #eletrodomesticos #registro #web3 #nftart #nftartist #nftcommunity #nftvisual #nftcollector #nftcollectibles #cryptoart #cryptoartist #criptoarte #crypto #cryptocurrency #digitalart #art #artedigital #arte #raredigitalart #blockchain #blockchainart #nftdrop #nftartgallery