O conglomerado brasileiro de moda Arezzo&Co anunciou que irá investir na tecnologia blockchain a fim de compartilhar a transparência da origem de seus produtos. O compromisso da empresa é ter 100% da cadeia de insumos rastreada e certificada até 2024.
Com foco no couro, matéria-prima bastante utilizada pelas marcas, o grupo está implantando a rastreabilidade na produção dos calçados, aumentando a transparência na cadeia de produção.
A partir do mapeamento dos fornecedores, ficará mais fácil identificar se as indústrias selecionadas mantêm cuidados com o descarte dos resíduos químicos, utilizados na produção do tecido de origem animal. Trabalhando com empresas certificadas, o risco de contaminação na água e no solo pode ser reduzido.
“O mercado cobra da moda pela responsabilidade por todo o ciclo de vida do produto. Nos calçados e acessórios com o couro como matéria-prima principal, há a adição da questão do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa. Queremos aumentar a participação no mercado estrangeiro, onde estão sendo criados mecanismos de barreiras para produtos e subprodutos do couro com conexão com desmatamento. A única forma de provar que não estamos ligados ao desmatamento é criar um projeto de rastreabilidade”, explicou a head de sustentabilidade da Arezzo&Co, Suelen Joner, em entrevista ao portal IntegridadeESG.
Futuramente, o grupo também pretendem mapear as fazendas que criam os gados. Segundo comunicado, a iniciativa está com o lançamento previsto para 2023.
(adaptado da matéria do Metrópoles)