Em aliança com uma startup do Vale do Silício (avaliada em 300 milhões de dólares), a Associação Argentina de Futebol (AFA) e a Liga Profissional de Futebol (LPF) lançaram nesta quarta-feira, 19 de abril, pela primeira vez, uma coleção de NFTs que inclui ilustrações e vídeos de gols, jogadas especiais, escudos, bandeiras, momentos históricos e camisas usadas pelos jogadores dos clubes da primeira divisão argentina.
A filial da UPLAND na Argentina fará uma promoção inédita para o público interessado em aderir ao mundo web3. Ao baixar e se cadastrar no aplicativo UPLAND, os novos usuários terão acesso gratuito ao primeiro terreno virtual do metaverso de Buenos Aires.
Para o presidente da AFA, Claudio “Chiqui” Tapia, as tecnologias emergentes são um incentivo para que os clubes adotem uma nova cultura empresarial. “A Liga Profissional já queria melhorar a experiência do torcedor, gerar novos produtos digitais e diversificar as fontes de lucro”, diz Tapia. E continua: “A aliança comercial com a Upland vai nesse sentido e esperamos que a interação entre clubes e adeptos seja benéfica para todos”, destaca o dirigente.
Quem quiser um pouco mais poderá adquirir mais imóveis na capital virtual de Buenos Aires, que ainda conta com cerca de 1.000 lotes virtuais à espera do primeiro dono, em seis dos bairros mais conhecidos da cidade: La Boca , Puerta Madero, Recoleta, Aposentadoria, San Telmo e Núñez.
“Estamos felizes com a aliança com AFA e LPF, pois estamos incentivando os torcedores argentinos a aderir a esta nova economia web3. Nada melhor do que fortalecer a comunidade por meio do incentivo à maior paixão nacional, o futebol!”, explica o diretor geral da UPLAND na Argentina. E acrescenta: “Nossa missão agora é adequar nossa operação à realidade de nosso país e criar condições favoráveis para que pessoas e empresas na Argentina possam vivenciar o metaverso e entender como esse ecossistema une entretenimento e boas oportunidades de negócios”, comenta o executivo.
Usuários da plataforma já sacaram 10 milhões de dólares
Desde o lançamento do aplicativo em 2019, os usuários de UPLAND já sacaram da plataforma mais de 10 milhões de dólares (cerca de R$ 50 milhões), através da venda de terrenos virtuais e outros tipos de ativo no mercado secundário da plataforma, ou seja, vendas de um usuário para outro.
Via torcedores.com