quinta-feira, julho 18, 2024

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasESGBancos europeus lançam plataforma blockchain ‘sustentável’ para títulos digitais

Bancos europeus lançam plataforma blockchain ‘sustentável’ para títulos digitais

A plataforma faz o primeiro caso de uso do chamado protocolo blockchain “Proof of Climate”

Dois bancos da Suécia e da França anunciaram o lançamento de uma nova plataforma de títulos digitais baseada na tecnologia blockchain. A plataforma permitirá que clientes institucionais emitam, negociem e liquidem títulos digitalmente, proporcionando um processo mais eficiente e seguro do que os métodos tradicionais.

A plataforma é um projeto conjunto do Skandinaviska Enskilda Banken (SEB) e do Credit Agricole Bank, chamada “so|bond”. De acordo com o anúncio de 3 de abril, a rede blockchain usará um protocolo de validação, “Prova de Consciência Climática,” e minimizando sua pegada ambiental.

Diz-se que o protocolo Proof of Climate awaReness permite um consumo de energia comparável a sistemas não-blockchain e incentiva os nós participantes a melhorar a pegada ambiental de suas infraestruturas.

Cada nó será remunerado de acordo com uma fórmula ligada ao seu impacto climático: quanto menor a pegada ambiental, maior a recompensa. A So|bond se tornaria o primeiro caso de uso para o protocolo desenvolvido pelo provedor de TI francês Finaxys.

Romaric Rolleti, chefe de inovação e transformação digital do Credit Agricole, disse que a plataforma blockchain de títulos fazia parte de um plano maior para a transformação digital do banco:

“A abordagem inovadora da plataforma, tanto para a infraestrutura de blockchain quanto para o mercado de valores mobiliários, é aliada ao forte compromisso com o financiamento verde e sustentável que está no centro de nosso Projeto Societal.”

O projeto se une a muitos outros esforços para explorar o uso de blockchain, contratos inteligentes e a Internet das Coisas para uma causa ambiental global. Por exemplo, em outubro de 2022, o Banco de Compensações Internacionais, a Autoridade Monetária de  Hong Kong e o United Nations Climate Change Global Innovation Hub apresentaram os resultados de sua iniciativa Genesis 2.0 – dois protótipos de títulos verdes tokenizados.

Via cointelegraph

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS