sexta-feira, julho 19, 2024

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasESGCaramuru Alimentos amplia mercados com tecnologia socioambiental

Caramuru Alimentos amplia mercados com tecnologia socioambiental

Plataforma da Agrotools possibilita a rastreabilidade de toda a origem da produção da matéria-prima utilizada pela empresa

A Caramuru Alimentos, companhia que atua no mercado de processamento de soja, milho, girassol e canola, conta com soluções tecnológicas da Agrotools, plataforma digital para o agronegócio corporativo, para desenvolver processos em consonância com compliance socioambiental. A adequação com as práticas ESG permitiu a conquista de novos mercados, que resultaram na exportação para diversos países europeus e avançar com vendas no Canadá, Austrália, México, Equador, além de países asiáticos.

Por meio do uso de centenas de bases de dados e algoritmos proprietários da AgTech, a Caramuru Alimentos passou a monitorar mais de 14 mil propriedades para rastrear a origem de toda a cadeia produtiva que tem adquirido de seus fornecedores. A solução, baseada em blockchain, permite que o produtor seja avaliado a partir de 45 critérios distintos de ESG. Com isso, a empresa foi capaz de empregar a inteligência de dados tanto no que se refere à avaliação do campo, como também à informações voltadas para o âmbito social, como a lista do Ministério Público do Trabalho, que indica se determinado local possui atividades de trabalhadores em situação análoga à escravidão. 

Segundo o CEO da Agrotools, Sérgio Rocha, a tecnologia é a ferramenta mais eficaz para aumentar a produtividade no campo e garantir o cumprimento dos critérios de sustentabilidade. “O futuro do agronegócio está diretamente ligado a dados, algoritmos, satélites e inteligência, muito mais conectado com algoritmos do que com maquinário, tornando possível o desenvolvimento sustentável e tecnológico da cadeia agroalimentar”, afirmou.

De acordo com o diretor de Originação e Armazéns da Caramuru Alimentos, Célio Garcia de Oliveira, a companhia buscava não apenas o monitoramento dos estabelecimentos de modo eficiente, mas também realizá-lo por meio de critérios socioambientais confiáveis e acessíveis, que são parte dos seus valores. “Precisávamos de uma ferramenta que nos possibilitasse tomar decisões em tempo real e dar respostas concretas ao mercado, prezando por técnicas que viabilizassem a confiabilidade das informações e a real confirmação dos dados apresentados”, explicou. 

A utilização da plataforma também permite à Caramuru Alimentos assumir outros compromissos que antes seriam impossíveis, como o desmatamento zero, monitoramento de todas as aquisições e em todos os biomas – principalmente Amazônico e Cerrado, além de atuar com novos players e melhorar a integração com clientes ativos.

Estratégia de negócio

O direcionamento da Caramuru Alimentos em desenvolver o seu compliance socioambiental está ligado à sua visão de crescimento de mercado. “Estamos determinados a agir de forma consistente e correta, sendo referência em processos sustentáveis e no relacionamento com nossos fornecedores de matéria-prima. Hoje, 100% de nossa aquisição é auditada antes da efetivação da compra. E, para contribuir com o desenvolvimento dessa cadeia, fornecemos suporte técnico para todos os produtores, inclusive aqueles que não estão de acordo com os parâmetros socioambientais, além do acompanhamento na solução dos problemas identificados”, complementou.

Por conta da agilidade no processo de monitoramento dos produtores proporcionado pela Agrotools, a Caramuru Alimentos também conseguiu comprovar a sua operação como sustentável com o RenovaBio, certificação agrícola que verifica o uso dos biocombustíveis na matriz energética brasileira, a fim de controlar a emissão de gases de efeito estufa e manter um cenário corporativo sustentável e competitivo.

Via moneyreport.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS