quarta-feira, maio 15, 2024

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasCoinbase demite 18% dos funcionários e teme recessão

Coinbase demite 18% dos funcionários e teme recessão

“Parece que estamos entrando em recessão após um boom econômico de mais de 10 anos. Uma recessão pode levar a outro inverno cripto e pode durar por um longo período”, afirmou o CEO Brian Armstrong em um e-mail enviado aos funcionários

De acordo com um e-mail enviado aos funcionários na manhã deste terça-feira (15), a exchange cortará 18% dos empregos em período integral. Atualmente, a Coinbase possui 5.000 trabalhadores em tempo integral, o que resultará numa redução de cerca de 1.100 pessoas.

As ações da Coinbase fecharam em queda de 0,83%.

O CEO Brian Armstrong apontou para uma possível recessão e a necessidade de gerenciar a taxa de queima da Coinbase e aumentar a eficiência. Ele também afirmou que a empresa cresceumuito rápidodurante a alta do mercado.

“Parece que estamos entrando em recessão após um boom econômico de mais de 10 anos. Uma recessão pode levar a outro inverno cripto e pode durar por um longo período”, disse Armstrong no e-mail, acrescentando que os invernos criptográficos anteriores resultaram em um declínio significativo na atividade comercial.

“Embora seja difícil prever a economia ou os mercados, sempre planejamos o pior para que possamos operar o negócio em qualquer ambiente.”

Inicialmente, a Coinbase disse que pausaria suas contratações. Duas semanas depois, a empresa anunciou que estenderia o congelamento até um “futuro previsível”. No início deste ano, o planejamento era adicionar 2.000 empregos em produtos, engenharia e design.

“Nossos custos com funcionários são muito altos para gerenciar efetivamente esse mercado incerto”, disse Armstrong. “Enquanto tentamos o nosso melhor para acertar, neste caso, agora está claro para mim que contratamos em excesso.”

A notícia vem durante uma derrota nas ações da exchange. A ação tornou-se pública por meio de uma listagem direta em abril, durante um boom nos mercados de criptomoedas e investidores clamando por ações de tecnologia de alto crescimento. As ações da Coinbase caíram 79% este ano e 85% em relação ao recorde histórico.

A Coinbase, com sede em São Francisco, relatou uma queda nos usuários em seu último trimestre e uma queda de 27% na receita em relação ao ano anterior. A empresa obtém a maior parte de sua receita de taxas de transação, que estão intimamente ligadas à atividade de negociação.

A presidente e diretora de operações Emilie Choi disse que essa foi uma “decisão muito difícil para a Coinbase”, mas, dado o cenário econômico, ela disse que “parecia a coisa mais prudente a fazer agora”.

Os funcionários afetados receberam uma notificação dos recursos humanos. Nesse caso, o memorando foi enviado para um e-mail pessoal, pois a Coinbase cortou o acesso aos sistemas da empresa. Armstrong chamou isso de “única escolha prática” dado o número de funcionários com acesso às informações do cliente, e uma maneira de “garantir que nem mesmo uma única pessoa tome uma decisão precipitada que prejudique a empresa ou a si mesma”.

Hub de Talentos

A empresa disponibilizou acesso a um hub de talentos para os que foram afetados encontrarem novos empregos na indústria, incluindo as empresas do portfólio da Coinbase Ventures. Choi disse que a Coinbase ainda estaria “dobrando” em áreas como segurança e conformidade e pode estar “reorientando” os funcionários para geradores de receita de curto prazo.

“Se houver algum corte em novas áreas de produtos, será mais em torno de áreas de empreendimentos experimentais nas quais ainda estamos muito otimistas, mas nas quais não queremos investir nesta parte do ciclo”, disse Choi à CNBC em entrevista na sede da empresa.

“Continuaremos a investir em incríveis áreas inovadoras de criptografia que achamos que estão surgindo a longo prazo, mas provavelmente faremos isso de maneira mais comedida nesse tipo de ambiente.”

(via CNBC)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS