Nick Johnson, desenvolvedor líder do ENS, compartilhou a notícia em sua conta no Twitter. Ele afirmou que o .box será o primeiro TLD (domínio de nível superior) nativo da blockchain compatível com DNS (sistemas de nome de domínio).
Isso significa que esses domínios criados em Ethereum Name Service podem ser usados em nomes de domínio da web tradicional, mas com a vantagem de que todas as operações de registro e transferências de nomes de domínio no “.box” serão realizadas on-chain, utilizando contratos inteligentes.
O serviço, quando habilitado, será o primeiro do setor. No entanto, Johnson não explicou como o serviço irá lidar com registros já nativos da Web e que pertencem a outros usuários.
Domínios Ethereum
O novo serviço será fornecido em parceria com a empresa MyBox e estará disponível em 127 dias, de acordo com o site do projeto. Além disso, a implementação ocorrerá em uma segunda camada do Ethereum, como Optimism ou Arbitrum, o que permitirá operações com custos menores em comparação com a rede principal, de acordo com Josh Brandley, fundador da MyBox.
No projeto, é mencionado que o proprietário do NFT (token não fungível) associado ao nome de domínio “.box” será também o proprietário do domínio DNS e do nome de domínio ENS. Isso significa que o proprietário do NFT terá controle total sobre o nome de domínio e poderá gerenciá-lo usando as funcionalidades fornecidas pelo ENS.
O Ethereum Name Service (ENS) é um sistema descentralizado de nome de domínio baseado na blockchain Ethereum. Ele permite a associação de nomes legíveis por humanos a endereços de contratos inteligentes, endereços de carteira e outros recursos na rede Ethereum.
Com o ENS, os usuários podem registrar e utilizar nomes de domínio que terminam em .eth, substituindo chaves públicas longas e difíceis de lembrar.
Com a adição dos novos domínios .box, os usuários do Ethereum terão mais opções para criar plataformas e serviços online. Por exemplo, um artista digital poderá registrar o nome de domínio “fulano.box” e associá-lo à sua plataforma de vendas de NFTs. Dessa forma, os usuários poderão usar “fulano.box” em navegadores da web e em aplicativos ou sites habilitados para ENS para enviar pagamentos ou obter informações adicionais sobre o artista.
Via criptofacil