quarta-feira, abril 10, 2024

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasIAEmpresa incubada do Critt desenvolve tecnologia para área jurídica que combina metaverso...

Empresa incubada do Critt desenvolve tecnologia para área jurídica que combina metaverso e Chat GPT

A empresa Juristta desenvolveu uma ferramenta que visa inovar no ensino do Direito, conciliando Metaverso e o Chat GPT para recriar a experiência de uma sessão jurídica e todas as suas características em um ambiente digital

A empresa incubada do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juristta, desenvolveu uma ferramenta que visa inovar no ensino do Direito. A plataforma, que concilia o Metaverso e o Chat GPT, tem o objetivo de recriar a experiência de uma sessão jurídica e todas as suas características em um ambiente digital. 

A ferramenta é acessada através de um ambiente virtual imersivo, em que acontecem audiências simuladas e sessões de júri em salas onde é possível o compartilhamento de tela. Nesse espaço, caracterizado como um Metaverso, professores e alunos podem transmitir qualquer conteúdo diretamente do seu computador. 

Já a integração com o Chat GPT – um algoritmo baseado em Inteligência Artificial – permite o estabelecimento de uma “conversa” com o usuário, usando os dados disponíveis em rede. Assim, os utilizadores podem escrever suas dúvidas e as respostas recebidas ficam aparentes em um quadro dentro do ambiente virtual. 

Assista o vídeo de divulgação da ferramenta. 

Ensino-aprendizagem

O gestor da Juristta e um dos idealizadores da ferramenta, Fernando Souza, conta que a ideia surgiu da vontade de contribuir com o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem do ensino do Direito. 

“A partir da literatura que trata do impacto da tecnologia nas profissões, observei que não era diferente na área do Direito e vi uma oportunidade. Com a ideia em mente, foi elaborado um esboço do projeto, apresentado a algumas pessoas da área da pedagogia do ensino superior e para professores do Direito que ministravam as disciplinas de práticas”, explica Souza.

Após a primeira validação do estudo, foi realizado um Mínimo Produto Viável (MVP), que foi demonstrado ao mercado e a algumas instituições de ensino, o que possibilitou o que fosse criada uma nova pesquisa para a criação da ferramenta e permitiu o desenvolvimento da primeira versão da plataforma.

Para Souza, o processo de ensino precisa de mudança e, para isso, ele aponta a incorporação de novas tecnologias nos modelos educacionais como um caminho. “O Juristta é a forma de aproximar a prática profissional a academia. O Direito passa por uma transformação profunda com a aplicação da tecnologia no seu dia a dia, o que torna necessária a mudança na formação dos profissionais. A metodologia inovadora voltada, exclusivamente, para o ensino da simulação e gestão da prática jurídica é nosso diferencial, além de sermos a primeira e única plataforma do mercado a utilizar o metaverso e a I.A (Chat GPT) aplicado ao ensino do Direito”, completa o administrador. 

Como adquirir a tecnologia 

O primeiro passo para a aquisição da tecnologia, é entrar em contato com a equipe da Juristta. A plataforma será apresentada pela equipe técnica responsável, explicando todos os componentes e quesitos técnicos do produto, e identificando se ele é adequado à realidade e necessidades do solicitante. Finalizada a análise, o cliente receberá uma proposta comercial para a aquisição do produto. 

Após essas etapas, acontece o processo de implantação da plataforma no sistema utilizado pelo solicitante. Para tanto, é realizada uma capacitação com toda equipe docente do contratante para a total adequação a plataforma e suas ferramentas. 

A empresa 

O Juristta é uma plataforma on-line de práticas jurídicas simuladas desenvolvida para faculdades de Direito (EaD e presencial) e cursos preparatórios da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). No simulador, professores e alunos têm uma experiência realística muito próxima do operador do Direito, incluindo os ritos processuais do Processo Judicial eletrônico (PJe). 

A ferramenta inclui metodologias ativas, de gamificação, problematização e pode ser utilizada do primeiro ao último período da faculdade. A plataforma possibilita também a gestão acadêmica e administrativa do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). 

Outras informaçõesJurista – (32) 98435-0935

Via www2.ufjf.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS