Nos últimos dias, a Valve – desenvolvedora de games e dona da Steam – atualizou suas políticas para desenvolvedores e parceiros. Uma das adições foi a proibição de jogos com tecnologia blockchain que possuem negociações com criptomoedas e/ou NFTs.
A informação foi divulgada pelo perfil do jogo Age of Rust na última quinta-feira(14), no Twitter.
Community: A few minutes ago, we were notified that @Steam will be kicking *all blockchain games* off the platform, including Age of Rust, because NFTs have value. Behind the scenes, we've had good communication and have been upfront with Steam. #blockchaingames #NFT
1/4 pic.twitter.com/W4pR3Xl63q— Age of Rust (@SpacePirate_io) October 14, 2021
“Comunidade: há poucos minutos atrás, fomos notificados de que a @Steam irá banir *todos os jogos em blockchain* da plataforma, incluindo o Age of Rust, porque os NFTs possuem valor. Nos bastidores, tivemos uma boa comunicação e fomos francos com a Steam.”
A conta continuou uma thread, dizendo que apesar de respeitar a escolha da plataforma, acredita fielmente que os jogos em blockchain e NFTs são o futuro. Os desenvolvedores do jogo disseram que irão procurar outra plataforma.
A resposta “surpresa” da Epic Games
Após a decisão da Valve, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, disse que a plataforma está aberta para desenvolvedores de jogos em blockchain e NFT.
O CEO tuitou uma declaração junto à matéria do The Verge sobre o interesse da empresa em permitir a tecnologia dos NFTs na plataforma:
Epic Games Store will welcome games that make use of blockchain tech provided they follow the relevant laws, disclose their terms, and are age-rated by an appropriate group. Though Epic's not using crypto in our games, we welcome innovation in the areas of technology and finance. https://t.co/6W7hb8zJBw
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) October 15, 2021
“A Epic Games dará as boas-vindas aos jogos que fazem uso da tecnologia blockchain, desde que sigam as leis relevantes, divulguem seus termos e sejam classificados por idade por um grupo apropriado. Embora a Epic não use criptografia em nossos jogos, damos as boas-vindas à inovação nas áreas de tecnologia e finanças.”
Diversas pessoas logo apontaram que isso parecia contradizer diretamente as declarações de Sweeney divulgadas via Twitter no mês passado. Nesses tweets, o CEO disse que a Epic não mexeria com NFTs, devido a existência de “golpes” no mercado.
It’s been a couple week. Why the change of mind @TimSweeneyEpic https://t.co/mJBJy5jCeK pic.twitter.com/Gqsx6RV0Ak
— Eric For President (@EricPresidentVR) October 16, 2021
De acordo com Sweeney, ele e a Epic fazem uma distinção entre a empresa como desenvolvedora de jogos e como empresa de tecnologia. Isso quer dizer que, enquanto a desenvolvedora não irá “tocar” nos NFTs, a empresa está aberta e pronta para fazer negócios com criadores e desenvolvedores em blockchain.
A declaração não faz muito sentido, né? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
(via Adrenaline; The Verge; Kotaku)
#brasilnft #nft #nfts #steam #valve #epicgames #ageofrust #nftgames #nftgame #jogos #nftart #nftartist #nftcommunity #nftvisual #nftcollector #nftcollectibles #cryptoart #cryptoartist #criptoarte #crypto #cryptocurrency #digitalart #art #artedigital #arte #raredigitalart #blockchain #blockchainart #nftdrop #nftartgallery