quarta-feira, julho 17, 2024

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasCinema e TVFestival de Cinema Sundance adota iniciativas de blockchain e criptofilme

Festival de Cinema Sundance adota iniciativas de blockchain e criptofilme

Os festivais de cinema viram um aumento em projetos e iniciativas de filmes financiados por blockchain e cripto, à medida que as tecnologias Web3 continuam a se fundir com a indústria do entretenimento

As tecnologias Web3 continuam a se infiltrar em vários setores convencionais para trazer inovação aos sistemas antigos. Isso inclui campos criativos legados, como a indústria da música e, mais recentemente, a indústria cinematográfica.

Este ano, o Slamdance Film Festival, um festival de cinema credenciado ao Oscar para cineastas independentes, verá a estreia do novo filme Fuzzy Head, que recebeu seu financiamento por meio da plataforma de crowdfunding baseada em blockchain Untold.io.

Ali Aksu, CEO da Untold.io, disse ao Cointelegraph que cineastas, como os do Fuzzy Head, poderiam usar a tecnologia blockchain para democratizar seu processo de financiamento e abrir oportunidades de investimento para investidores credenciados e não credenciados.

“O aspecto mais importante das integrações cripto/blockchain na indústria cinematográfica será a abertura de uma nova classe de ativos para todos os tipos de investidores por meio de tokens de valores mobiliários compatíveis e maior envolvimento dos fãs por meio de NFTs.”

Recentemente, a Untold fez parceria com a Dapper Labs para acelerar a tecnologia e permitir um acesso mais amplo aos seus programas. A plataforma também apoiou outros filmes notáveis, incluindo The Comeback Trail, que apresenta Robert de Niro e Morgan Freeman.

Esta não é a primeira vez que um festival de cinema vê componentes cripto e blockchain em filmes que estão estreando. Em 2019, a plataforma blockchain Filmio participou do legado Festival de Cinema Sundance para explorar projetos para sua plataforma de entretenimento baseada em blockchain.

No ano passado, o Liquid Media Group anunciou seu primeiro streaming de filme blockchain com uma lista de apresentações de painel digital durante o festival Sundance. A empresa também apresentou o impacto dos tokens não-fungíveis (NFTs) nos cineastas e em suas comunidades.

Em 2022, o filme Prizefighter de Russel Crowe usou NFTs para financiar parcialmente sua produção e se tornou o que o diretor chamou de “filme voltado para o público”.

Aksu disse que a utilização de ferramentas baseadas em blockchain por diretores legados e grandes festivais traz visibilidade a essas ferramentas para cineastas independentes que se beneficiariam muito com elas.

“Essas também são ótimas oportunidades para criar uma comunidade real por trás de movimentos revolucionários como blockchain.”

No ano passado, o diretor de cinema Anthony Hopkins esgotou uma coleção NFT baseada em personagens de filmes que ele já havia lançado.

Quentin Tarantino também criou NFTs baseados em seu filme iônico Pulp Fiction. No entanto, ele mais tarde se envolveu em um grande processo judicial com a produtora de filmes por violação de direitos autorais.

Via cointelegraph

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS