Nesta semana, o fundador da Cardano (ADA), Charles Hoskinson, participou do programa “The Crypto Mile”, do Yahoo Finance, onde falou sobre o potencial da tecnologia blockchain de transformar radicalmente os serviços governamentais no mundo.
De acordo com Hoskinson, os sistemas governamentais implantados na blockchain podem ser interoperáveis com sistemas semelhantes em outros países, se ambos forem implantados na mesma blockchain subjacente.
Hoskinson descreveu um futuro em que órgãos governamentais em todo o mundo aprendem uns com os outros e competem para se tornarem os mais eficientes e úteis da mesma forma que o iPhone da Apple e o Galaxy da Samsung superam rapidamente um ao outro.
Esse futuro funcionaria na blockchain e, assim como a lei de Moore observa que o número de transistores em um chip de computador dobra a cada dois anos, os sistemas de governo implantados no blockchain podem evoluir no mesmo ritmo da inovação tecnológica.
O fundador da Cardano descreveu como o blockchain permitirá que os serviços governamentais sejam digitalizados e implantados ‘onchain’ como uma nova forma de governança que é “radicalmente transparente”.
Na visão de Hoskinson, toda a receita tributária de um governo poderia ser de código aberto, e todos podem examiná-la e ver de onde o dinheiro está vindo e para onde está indo. Isso pode ter vários efeitos benéficos:
“No final das contas, você tem menos atrito, menos fraude, menos desperdício, menos abuso, mais transparência e, finalmente, menos consolidação de poder.”
“Se for realmente um livro-razão sem permissão, a pessoa mais pobre e vulnerável da sociedade terá acesso igual ao presidente dos EUA, e nunca houve um momento na história da humanidade em que isso tenha sido o caso”.
(adaptado da matéria do Criptonizando)