segunda-feira, julho 15, 2024

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasArtes & NegóciosFundador do LinkedIn transforma arte digital em NFTs na rede Solana

Fundador do LinkedIn transforma arte digital em NFTs na rede Solana

Reid Hoffman vendeu primeira peça da coleção, “mångata”, por 696.97 SOL - cerca de US$ 24.561,22

O empresário bilionário Reid Hoffman, mais conhecido por co-fundar a plataforma LinkedIn, lançou uma série de NFTs na rede Solana baseados em imagens que ele cria usando o software de inteligência artificial DALL-E 2, da OpenAI.

Hoffman anunciou o projeto na última quinta-feira (21), através de seu Twitter, dizendo que leiloaria a primeira peça a partir daquele dia no Magic Eden, o maior marketplace de NFTs da Solana.

O projeto, chamado ‘Untranslatable Words’ (Palavras Intraduzíveis, em português), contará com 11 tokens de imagens criadas pelo DALL-E 2, que gera arte com base em prompts escritos.

“Qualquer pessoa pode ‘clicar no botão direito e salvar’ um DALL-E original e fazer cópias infinitas. Entre: NFTs – uma tecnologia para tornar um ativo digital comprovadamente escasso e único. O que acontece quando você combina duas das mudanças tecnológicas mais significativas? Como eles podem se unir?”

A primeira peça da coleção, “mångata”, foi leiloada por 696.97 SOL – cerca de US$ 24.561,22.

O termo sueco significa “o reflexo da lua na água como uma estrada”, de acordo com a listagem do Magic Eden. Hoffman escreveu que foi inspirado por “palavras que existem em outro idioma onde não existe equivalente de uma única palavra em seu próprio idioma”.

Hoffman planeja dividir os recursos gerados por cada peça entre causas beneficentes e sua equipe de colaboradores. Qualquer NFT que não seja comprado durante os leilões será queimada ou destruída permanentemente.

As imagens DALL-E 2 foram amplamente compartilhadas na Internet desde que a última iteração da plataforma OpenAI foi anunciada em abril. O software cria várias peças de arte com base no texto fornecido pelo usuário e pode produzir resultados surpreendentemente precisos, mesmo a partir de combinações de termos não relacionados.

Antes, comercializar imagens geradas pelo DALL-E 2 era proibido pela OpenAI, pois o projeto ainda estava em estado de lançamento “preview”. A documentação do projeto ainda cita especificamente a venda de NFTs como não permitida pelos termos e condições.

No entanto, a OpenAI lançou uma nova versão beta que permite direitos de comercialização para criadores que geram imagens, aparentemente permitindo que o projeto NFT de Hoffman exista. Ele é membro do conselho da OpenAI e escreveu extensivamente sobre DALL-E em sua página do LinkedIn.

Expressão visual não pode existir sem tecnologia. Grandes artistas sempre foram grandes inovadores. Se artistas inovadores como Da Vinci, Pablo Picasso, Georgia O’Keefe e Frida Kahlo estivessem vivos hoje, tenho certeza de que estariam experimentando o DALL-E.”

(via Decrypt)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS