sexta-feira, julho 12, 2024

Idiomas Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianKoreanPortugueseSpanish

InícioNotíciasArtesMaior museu de arte contemporânea da Europa anuncia exibição de NFTs

Maior museu de arte contemporânea da Europa anuncia exibição de NFTs

O principal museu de arte contemporânea de Paris, o Centre Pompidou, anunciou na última sexta-feira, 10, uma futura exposição permanente voltada para a interseção entre arte e a tecnologia blockchain representada por tokens não-fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) .

De acordo com o anúncio, o museu apresentará os trabalhos de mais de 16 artistas digitais de todo o mundo, incluindo colecionáveis ​​populares, como CryptoPunk #110 e Autoglyph #25 , ambos doados ao Centre Pompidou. No Twitter, a instituição informou que “fez a aquisição de um conjunto de obras símbolo das relações entre blockchain e criação artística”.

Xavier Rey, diretor do Museu Nacional de Arte Moderna da França, observou que o Centre Pompidou está “perseguindo seu interesse pela arte digital, em conexão com o blockchain”. De acordo com Rey, “a Web3 é um território inovador que os artistas já apoderaram para criar trabalhos originais e ousados, e esta coleção reafirma o nosso apoio aos artistas na conquista de novos meios de expressão, que são a base da arte moderna”.

A exposição – programada para começar na primavera da Europa, entre março e junho – marca a primeira exibição da NFTs no renomado Centre Pompidou, lar de obras-primas de outros artistas como Vassily Kandinsky, Frida Kahlo e Henri Matisse.

O Yuga Labs, empresa criadora de coleções famosas de NFTs e que detém a propriedade intelectual dos CryptoPunks desde março de 2022, disse que a iniciativa faz parte de um projeto institucional que doa Punks para as principais instituições de arte em todo o mundo. A empresa já doou o CryptoPunk #305 ao Instituto de Arte Contemporânea de Miami, nos Estados Unidos.

“Ver o CryptoPunk #110 exibido no Centre Pompidou, indiscutivelmente o museu de arte contemporânea de maior prestígio do mundo, é um grande momento para o ecossistema Web3 e de NFTs, e estamos honrados em ajudar a conduzir essa conversa cultural”, comentou o cofundador do Yuga Labs Greg Solano.

Os NFTs são ativos digitais que representam objetos do mundo real, como arte, música, itens de jogos e vídeos. Com base na tecnologia de contabilidade distribuída, esses tokens não-fungíveis podem servir como um método de autenticação para compradores de itens exclusivos, comprovando aspectos como a propriedade de um determinado objeto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ LIDOS