Na última quarta-feira (20), a rede Polygon anunciou o lançamento da zkEVM (zero-knowledge Ethereum Virtual Machine), descrita como a “primeira” solução compatível com Ethereum que usa o método criptográfico chamado de “provas de conhecimento zero“.
“O santo graal da infraestrutura Web3 deve ter três propriedades principais: escalabilidade, segurança e compatibilidade com Ethereum”, disse Mihailo Bjelic, cofundador da Polygon.
Bjelic descreveu o zkEVM como “uma tecnologia inovadora que finalmente alcança isso, […] abrindo um novo capítulo de adoção em massa”, observando que “até agora, não era praticamente possível oferecer todas essas propriedades de uma só vez”.
We are proud to announce a giant leap forward for Ethereum scaling and ZK innovation.
Introducing Polygon #zkEVM, the first EVM-equivalent ZK L2.
Today we’re releasing a complete implementation, fully open-source, and we’re just getting started.
[1/6] pic.twitter.com/P929DRCT1y
— Polygon – MATIC 💜 (@0xPolygon) July 20, 2022
As principais promessas do Polygon zkEVM incluem uma redução significativa dos custos atuais da rede Ethereum da camada 1 – cerca de 90%, pela estimativa da equipe – bem como um aumento dramático na capacidade de taxa de transferência, enquanto herda a segurança da blockchain Ethereum.
“É difícil fornecer comparações de desempenho para o zkEVM neste estágio, mas estamos trabalhando para aumentar a taxa de transferência para aproximadamente 2.000 transações por segundo (TPS)”, disse Bjelic.
(via Decrypt)