A prefeitura de São Paulo anunciou na última quarta-feira (22) a realização da “Virada Cultural do Metaverso – 2023”, evento que acontece entre os dias 27 e 28 de maio com a expectativa de reunir até 1 milhão de pessoas, considerando presença digital, física e comunicação.
As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em realizar o evento de 24 horas de produção cultural, tecnológica e de inovação em espaços públicos digitais têm até o próximo dia 22 de abril para apresentarem suas propostas, segundo os termos do edital de chamamento público da Secretaria de Cultura.
De acordo com o documento, o orçamento disponível para a proposta selecionada é de R$ 10.118.500 para a celebração de um termo de fomento, já que a finalidade do evento é o “interesse público recíproco.” Ainda segundo o edital, o evento “busca promover a convivência harmônica em espaços públicos e digitais, convidando a população a se relacionar com a cidade de forma criativa.”
A OSC escolhida ficará responsável pela promoção de atividades artísticas, música, dança, gastronomia e das manifestações populares e espontâneas, sendo um evento que engloba diferentes culturas (digitais, tradicionais, gastronômica e artística).
Em relação aos planos de trabalho propostos, as OSCs devem ficar de olho nos requisitos elencados pela Secretaria de Cultura, como a elaboração do plano tecnológico multisensorial digital e físico, plano de implantação contendo estudos técnicos, planejamento e definições de tecnologia e plataforma, infraestrutura física, digital e demais serviços envolvidos.
As propostas também devem apresentar um plano operacional contendo planejamento de segurança em conjunto aos órgãos públicos e demais entidades envolvidas, caso aplicável, visando a organização, produção e logística, além de alvarás, produção e execução da “Virada Cultural do Metaverso – 2023” em todas as suas etapas.
Em relação à plataforma, a exigência gira em torno da “alta capacidade para receber o público, sem restrições geográficas, sociais e etárias. Com ampla aceitação tecnológica, devendo ter seu conteúdo transmitido em relevantes canais de streaming (ao vivo).”
Via cointelegraph