Recentemente, a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) anunciou um investimento na startup paulista wconnect, que elaborou o projeto “SIMPLES RECEITA”, em parceria com o CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações).
A solução funciona como uma carteira digital, que pode guardar informações como prescrições de medicamentos, vacinas e histórico médico do paciente – que terá controle do acesso às informações disponibilizadas.
Segundo Maurício Conti, fundador da startup, o conceito de sua criação é o de open health, ou saúde aberta, criando uma rede com pacientes, médicos, farmácias e todo o ecossistema de saúde.
“A adesão à solução passa por um processo de identificação e autenticação simples e bastante seguro. A rede blockchain já foi criada e utilizada por um grupo de médicos e pacientes que participaram de um teste-piloto na Faculdade São Leopoldo Mandic, no primeiro semestre deste ano.”
Conti acrescentou que criar sua solução blockchain em parceria com a EMBRAPII e CPQD foi muito importante, principalmente pelo apoio nas pesquisas para viabilizar a ferramenta médica, e afirma que pode ser uma ferramenta única no mundo hoje.
“Foi muito importante, por auxiliar no financiamento do projeto e, também, na qualificação e homologação do nosso parceiro, CPQD, sem dúvida o maior centro de pesquisas em blockchain do hemisfério sul. Se considerarmos o uso de Certificado Digital junto com blockchain, a solução criada para o SIMPLES RECEITA é única no mundo.”
O wconnect deve chegar ao mercado em breve, em versões gratuitas e pagas, para farmácias, pacientes e médicos.
(adaptado da matéria do Livecoins)